830kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Crime Económico

Aveiro

Pena suspensa para suspeita de burlas milionárias

A mulher, de 39 anos, estava acusada de 23 crimes de burla qualificada, mas foi condenada apenas por um destes crimes na forma continuada, na pena de três anos e meio de prisão.
Crime Económico

Ex-presidente da TPNP vai a julgamento

Segundo a acusação, os arguidos Melchior Moreira, ex-presidente da TPNP, e outros dez arguidos "delinearam e executaram um plano visando a instalação de uma rede de Lojas Interativas".
Crime Económico

PJ detém fiscais da Câmara da Figueira da Foz 

Segundo a Judiciária, o modo de atuação dos arguidos "passava pela exigência de quantias monetárias na sequência de pressões no âmbito de procedimentos relacionados com projetos de obras".
Novo Governo

SMMP feliz com prioridade ao combate à corrupção

O recém-eleito presidente do sindicato lembra o relatório, de 2023, da OCDE onde é apontada a necessidade de "aumentar a capacidade do Ministério Público para combater o crime económico-financeiro".
Crime Económico

Pena suspensa para ex-bancário que desviou fundos

O homem foi condenado por ter desviado 240 mil euros das contas de clientes. Foi-lhe aplicada uma pena única de cinco anos de prisão que o tribunal decidiu suspender pelo mesmo período de tempo
Liga Espanhola de Futebol

Procuradoria pede prisão para Carlo Ancelotti

Carlo Ancelotti é acusado de fraude com proveitos ocultados provenientes de direitos de imagem. A procuradoria de Madrid pede quatro anos e nove meses de prisão para o treinador do Real Madrid.
Crime Económico

Falta de meios compromete eficácia portuguesa

Em 2022, Portugal já tinha sido alertado para a necessidade de reforçar o número de procuradores europeus. José Ranito alerta para o número de pendências devido à falta de meios.
Sonangol

Leite da Silva pede para ser julgado em Portugal

Mário Leite da Silva é um dos acusados no processo-crime em que é acusada Isabel dos Santos e outros gestores, por atos praticados no âmbito do projeto de reestruturação da Sonangol.
IVA

Mais de 800 milhões de danos estimados em fraudes 

Fundos para agricultura e desenvolvimento rural, desenvolvimento urbano e regional e o programa de recuperação e resiliência são os programas de financiamento europeu com mais casos em investigação.
Crime Económico

Empresário condenado por fuga ao fisco em Aveiro

Execução da pena ficou suspensa por um período de cinco anos com a condição de o arguido pagar ao Estado cerca de 277 mil euros.
Crime Económico

Operação Éter. Tribunal adia leitura do acórdão

Tribunal do Porto adiou a leitura do acórdão da Operação Éter, marcada para quinta-feira. Despacho indica que acórdão ainda não foi redigido e é "pouco provável" que tal aconteça "no futuro próximo".
Corrupção

Colégio GPS. 5 administradores absolvidos 

Os cinco administradores dos colégios do grupo GPS começaram a ser julgados em 2021, tendo sido agora absolvidos pelo tribunal criminal de Lisboa. "Nada se extraiu". disse o coletivo de juízes.
Viana do Castelo

Fraude fiscal de 2,5 milhões envolve 14 acusados

Oito pessoas e seis sociedades foram acusadas de fraude fiscal qualificada e burla tributária no Alto Minho. Os arguidos agiram em comunhão de esforços e intentos e na execução de um plano delineado.
Crime Económico

Nove estrangeiros detidos por associação a burlas

Nove pessoas foram detidos pela PSP numa operação de combate ao crime financeiro. "Grupo criminoso" operava através de "uma falsa empresa corretora de ações na bolsa", diz fonte policial.
A História do Dia

De milionário das criptomoedas a falido num clique

Sam Bankman-Fried é uma estrela das moedas virtuais. O império que construiu caiu por terra em poucos dias expondo empresas e particulares. Alexandra Machado, editora de Economia, é a nossa convidada.
Crime Económico

Presidente da Câmara de Montalegre detido

Orlando Alves foi um dos três detidos esta quinta no âmbito da Operação Alquimia. Estão indiciados por associação criminosa por alegado favorecimento em obras de mais de 20 milhões de euros.
Justiça

Contabilista condenado a 11 anos por burla 

Após simular retenções na fonte para obter reembolsos do Estado, um contabilista junto com 17 arguidos, foi condenado a 11 anos de prisão e três anos de interdição da atividade profissional.
A História do Dia

O que contam os documentos apreendidos a Pinho?

Manuel Pinho tomou notas que acabaram apreendidas. O ex-ministro diz que ficou "admiradissimo" por receber transferências de dinheiro do BES. O que nos dizem estes documentos sobre o caso? 
Noticiário

18h. Sindicato pede estratégia para a magistratura

O presidente do sindicato pede avaliação da gestão do Ministério Público nos grandes processos de crime económico. Ainda neste jornal, ligação em direto aos enviados especiais do Observador em Kiev.
Resposta Pronta

Ex-coordenador da Cibersegurança: "Não há meios"

Pedro Veiga, antigo coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança, diz que o ataque à Vodafone teve características "atípicas" e que as empresas têm de se preparar para mais ciberataques.
Explicador

"Autoridades deviam criar sistema de controlo"

"Autoridades e organizações do futebol deviam criar mecanismos de controlo mais próximos", defende Lúcio Correia, professor de direito de desporto da Universidade Lusíada de Lisboa
Resposta Pronta

Armando Vara. "É um código penal que desconheço"

Armando Vara vai recorrer ao TC da pena de prisão efetiva de 2 anos depois da Relação de Lisboa ter recusado esse pedido. Advogado do ex-ministro critica a justificação das desembargadoras.
Noticiário

17h. Prisão domiciliária para Manuel Pinho

Ex-ministro terá de depositar uma caução de seis milhões de euros. A mulher, Alexandra Pinho, fica obrigada a apresentações quinzenais na PSP. Ainda neste jornal, as buscas na Luz e em Alvalade.
Moçambique

Serviços secretos pressionaram Banco de Moçambique

Enesto Gove, ex-diretor do Banco de Moçambique, admitiu que houve uma pressão por parte dos serviços secretos do país para que fossem dados pareceres favoráveis a empréstimos.
Crime Económico

PJ faz cinco detenções por burla e falsificação

Movimentos bancários duvidosos deram origem à detenção de três suspeitos. Autores dos crimes falsificavam documentos e apropriavam-se de bens materiais e dinheiro.
Angola

Rafael Marques pede investigação a ministro 

Ativista e jornalista Rafael Marques aponta a inadequabilidade de um dos edifícios para a função que se pretende, o valor "excessivo" da venda e relações de compadrio entre ministro e vendedor.
Moçambique

Consultora diz que Nyusi está a ser protegido 

"As ações judiciais internacionais contra Nyusi são um alerta de que há pessoas no sistema judicial moçambicano que o estão a proteger da responsabilização pelo seu alegado envolvimento no escândalo."
Tribunais

Condenado 20 anos após desfalque a clientes

Durante 18 anos o arguido não compareceu perante a Justiça, estando na condição de contumaz, o que fez com que não prescrevesse o crime de abuso de confiança de que foi acusado.
Resposta Pronta

Pandora Papers. Portugueses "contornaram a lei"

Presidente da Transparência e Integridade critica a ação e as respostas dos portugueses que aparecem nas listas. Susana Coroado afirma que ainda devem surgir "mais nomes e mais ligações obscuras".
Resposta Pronta

Captura de João Rendeiro "pode demorar anos"

Advogado Marinho Falcão, acredita que "esteja onde estiver", o empresário não passará pelos "pingos da chuva". Caso não "descredibiliza" a Justiça portuguesa, mas "Portugal não pode ficar parado"
Brasil

Juiz suspende acusação contra filho de Bolsonaro

Um juiz suspendeu o processo de acusação de esquema de desvio de dinheiro público do senador Flávio Bolsonaro, filho do Presidente Jair Bolsonaro, e do seu ex-assessor Fabrício Queiroz.
Moçambique

Cipriano Mutota acusa receção de 980 mil dólares

Ex-diretor do Estudos e Projetos do Serviço de Informação e Segurança do Estado confirma ter recebido 980 mil dólares, mas não sabia da ilegalidade desta transação.
Moçambique

Ex-gestora de fundo agrário condenada a 16 anos

Antiga diretora do Fundo de Desenvolvimento Agrário condenada a 16 anos de prisão pelo desvio de 2,3 milhões de euros. Instância de recurso condenou seis outras pessoas acusadas de envolvimento.
Polícia Judiciária

PJ constitui seis arguidos em fraude de 24 milhões

"Os saldos destas contas totalizam cerca de vinte e quatro milhões de euros e encontram-se apreendidos à ordem do Inquérito, por determinação das autoridades judiciárias", refere o comunicado da PJ.
CDS-PP

Poderosos não estão acima da lei, diz líder do CDS

Referindo-se à detenção do presidente do Benfica, o líder do CDS referiu que o país foi assolado "por mais um caso de justiça" que "está a fazer correr muita tinta e a dar muitas capas aos jornais".
Explicador

"Pessoas à volta de Vieira foram coniventes"

Antigo 'vice' e candidato às eleições dos encarnados fala em "aproveitamento" que mostra que "o problema não é só Luís Filipe Vieira". Antigo vice-presidente Gaspar Ramos quer demissão e eleições
Noticiário

7h. Luís Filipe Vieira arrisca prisão preventiva 

Comunicado do DCIAP refere possibilidade de medidas cautelares “diferentes do termo de identidade e residência". Rui Costa surge como número um na lista de possíveis interinos
Museus

Os apoios dados a Berardo mesmo após as suspeitas

Responsáveis remetem-se quase todos ao silêncio. Empresário fez parcerias público-privadas para a criar museus e recebeu milhões dos contribuintes. Mas já se falava de calotes desde pelo menos 2016.
Crime Económico

Caução de 5 milhões? "Até a Santa Casa" pode pagar

O Ministério Público não pediu prisão preventiva para Berardo, nem do seu advogado, sabe o Observador. Para o empresário foi pedida uma caução de 5 milhões de euros, que o juiz confirmou esta tarde.
Justiça

Chega força votação sobre enriquecimento ilícito

O diploma, que Ventura vai propor que seja votado no dia do debate, prevê uma pena de prisão até cinco anos para quem tiver um "património incompatível com os seus rendimentos e bens declarados".

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas