438kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Crime Económico

Justiça

Contabilista condenado a 11 anos por burla 

Após simular retenções na fonte para obter reembolsos do Estado, um contabilista junto com 17 arguidos, foi condenado a 11 anos de prisão e três anos de interdição da atividade profissional.
A História do Dia

O que contam os documentos apreendidos a Pinho?

Manuel Pinho tomou notas que acabaram apreendidas. O ex-ministro diz que ficou "admiradissimo" por receber transferências de dinheiro do BES. O que nos dizem estes documentos sobre o caso? 
Noticiário

18h. Sindicato pede estratégia para a magistratura

O presidente do sindicato pede avaliação da gestão do Ministério Público nos grandes processos de crime económico. Ainda neste jornal, ligação em direto aos enviados especiais do Observador em Kiev.
Resposta Pronta

Ex-coordenador da Cibersegurança: "Não há meios"

Pedro Veiga, antigo coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança, diz que o ataque à Vodafone teve características "atípicas" e que as empresas têm de se preparar para mais ciberataques.
Explicador

"Autoridades deviam criar sistema de controlo"

"Autoridades e organizações do futebol deviam criar mecanismos de controlo mais próximos", defende Lúcio Correia, professor de direito de desporto da Universidade Lusíada de Lisboa
Resposta Pronta

Armando Vara. "É um código penal que desconheço"

Armando Vara vai recorrer ao TC da pena de prisão efetiva de 2 anos depois da Relação de Lisboa ter recusado esse pedido. Advogado do ex-ministro critica a justificação das desembargadoras.
Noticiário

17h. Prisão domiciliária para Manuel Pinho

Ex-ministro terá de depositar uma caução de seis milhões de euros. A mulher, Alexandra Pinho, fica obrigada a apresentações quinzenais na PSP. Ainda neste jornal, as buscas na Luz e em Alvalade.
Moçambique

Serviços secretos pressionaram Banco de Moçambique

Enesto Gove, ex-diretor do Banco de Moçambique, admitiu que houve uma pressão por parte dos serviços secretos do país para que fossem dados pareceres favoráveis a empréstimos.
Crime Económico

PJ faz cinco detenções por burla e falsificação

Movimentos bancários duvidosos deram origem à detenção de três suspeitos. Autores dos crimes falsificavam documentos e apropriavam-se de bens materiais e dinheiro.
Angola

Rafael Marques pede investigação a ministro 

Ativista e jornalista Rafael Marques aponta a inadequabilidade de um dos edifícios para a função que se pretende, o valor "excessivo" da venda e relações de compadrio entre ministro e vendedor.
Moçambique

Consultora diz que Nyusi está a ser protegido 

"As ações judiciais internacionais contra Nyusi são um alerta de que há pessoas no sistema judicial moçambicano que o estão a proteger da responsabilização pelo seu alegado envolvimento no escândalo."
Tribunais

Condenado 20 anos após desfalque a clientes

Durante 18 anos o arguido não compareceu perante a Justiça, estando na condição de contumaz, o que fez com que não prescrevesse o crime de abuso de confiança de que foi acusado.
Resposta Pronta

Pandora Papers. Portugueses "contornaram a lei"

Presidente da Transparência e Integridade critica a ação e as respostas dos portugueses que aparecem nas listas. Susana Coroado afirma que ainda devem surgir "mais nomes e mais ligações obscuras".
Resposta Pronta

Captura de João Rendeiro "pode demorar anos"

Advogado Marinho Falcão, acredita que "esteja onde estiver", o empresário não passará pelos "pingos da chuva". Caso não "descredibiliza" a Justiça portuguesa, mas "Portugal não pode ficar parado"
Brasil

Juiz suspende acusação contra filho de Bolsonaro

Um juiz suspendeu o processo de acusação de esquema de desvio de dinheiro público do senador Flávio Bolsonaro, filho do Presidente Jair Bolsonaro, e do seu ex-assessor Fabrício Queiroz.
Moçambique

Cipriano Mutota acusa receção de 980 mil dólares

Ex-diretor do Estudos e Projetos do Serviço de Informação e Segurança do Estado confirma ter recebido 980 mil dólares, mas não sabia da ilegalidade desta transação.
Moçambique

Ex-gestora de fundo agrário condenada a 16 anos

Antiga diretora do Fundo de Desenvolvimento Agrário condenada a 16 anos de prisão pelo desvio de 2,3 milhões de euros. Instância de recurso condenou seis outras pessoas acusadas de envolvimento.
Polícia Judiciária

PJ constitui seis arguidos em fraude de 24 milhões

"Os saldos destas contas totalizam cerca de vinte e quatro milhões de euros e encontram-se apreendidos à ordem do Inquérito, por determinação das autoridades judiciárias", refere o comunicado da PJ.
CDS-PP

Poderosos não estão acima da lei, diz líder do CDS

Referindo-se à detenção do presidente do Benfica, o líder do CDS referiu que o país foi assolado "por mais um caso de justiça" que "está a fazer correr muita tinta e a dar muitas capas aos jornais".
Explicador

"Pessoas à volta de Vieira foram coniventes"

Antigo 'vice' e candidato às eleições dos encarnados fala em "aproveitamento" que mostra que "o problema não é só Luís Filipe Vieira". Antigo vice-presidente Gaspar Ramos quer demissão e eleições
Noticiário

7h. Luís Filipe Vieira arrisca prisão preventiva 

Comunicado do DCIAP refere possibilidade de medidas cautelares “diferentes do termo de identidade e residência". Rui Costa surge como número um na lista de possíveis interinos
Museus

Os apoios dados a Berardo mesmo após as suspeitas

Responsáveis remetem-se quase todos ao silêncio. Empresário fez parcerias público-privadas para a criar museus e recebeu milhões dos contribuintes. Mas já se falava de calotes desde pelo menos 2016.
Crime Económico

Caução de 5 milhões? "Até a Santa Casa" pode pagar

O Ministério Público não pediu prisão preventiva para Berardo, nem do seu advogado, sabe o Observador. Para o empresário foi pedida uma caução de 5 milhões de euros, que o juiz confirmou esta tarde.
Justiça

Chega força votação sobre enriquecimento ilícito

O diploma, que Ventura vai propor que seja votado no dia do debate, prevê uma pena de prisão até cinco anos para quem tiver um "património incompatível com os seus rendimentos e bens declarados".
Crime Económico

Ministro nunca suspeitou de ex-chefe de gabinete

O ministro das Infraestruturas referiu-se a Nuno Araújo como "bom chefe de gabinete", mas defende a atuação do Ministério Público como "importante para todos nós".
Noticiário

10h. Armando Vara já está no Tribunal

Entrou pela porta da frente, mas não prestou declarações aos jornalistas. O antigo ministro socialista chegou 10 minutos antes da hora marcada acompanhado pelo seu advogado Tiago Bastos.
Polícia Judiciária

Ex-chefe de gabinete de Pedro Nuno alvo de buscas

O chefe de gabinete usaria, alegadamente, a posição de influência que detinha para conseguir benefícios financeiros na facilitação da aquisição de serviços por ajuste direto.
Crime Económico

Buscas em empresas de limpeza por fraude fiscal

A buscas estão a decorrer a casas, escritórios de advogados e cofres bancários, em Lisboa e Setúbal. O alvo são empresas de limpeza e a alega fraude fiscal.
Nem 8 nem 80

Corrupção. "Em vez de riqueza, criámos ricos"

No programa da Rádio Observador "Nem 8 Nem 80", a social-democrata Teresa Leal Coelho e o advogado Paulo de Sá e Cunha debatem a necessidade de criar o crime de enriquecimento ilícito.
Crime

Ex-presidente de Murça acusado de quatro crimes

Os 4 crimes imputados a João Luís Teixeira ocorreram em 2011 e 2013 durante o terceiro e último mandato do presidente. O município pagou os custos da mulher do autarca a Angola.
Polícia Judiciária

PJ congela 243 milhões em transações suspeitas 

Só até ao final de abril, a PJ bloqueou 243 milhões de euros em transferências bancárias suspeitas, um valor três vezes superior ao congelado em todo o ano de 2019 por suspeitas de criminalidade.
Crime Económico

Antigo presidente do banco ING vai a julgamento

O tribunal de Haia, nos Países Baixos, considerou que "existem provas suficientes para uma acusação bem sucedida" contra o antigo presidente executivo do banco holandês ING, Ralph Hamers.
Crime

Tóquio. Procuradoria quer interrogar Shinzo Abe

Tóquio refere-se a festas organizadas entre 2015 e 2019 em hotéis de luxo na capital japonesa onde foram convidados centenas de simpatizantes de Abe e cujos custos não foram integralmente declarados.
Coronavírus

Transações 'online' aumentam fraude financeira

O aumento repentino das compras e transações 'online' foi acompanhado por uma grande subida das taxas de fraude e do valor monetário das fraudes, indica empresa tecnológica portuguesa Feedzai.
Estados Unidos da América

Família de Floyd faz queixa contra Minneapolis

George Floyd, 46 anos, morreu a 25 de maio depois de ter sido detido e imobilizado no chão, sufocado pelo joelho de um polícia. Queixa da família é contra o município de Minneapolis e 4 polícias.
Brasil

Flávio Bolsonaro suspeito de operação criminosa

Um antigo assessor do filho de Jair Bolsonaro, já detido, terá "alimentado" financeiramente Flávio Bolsonaro. Tinha sido contratado por este, que beneficiaria do seu salário, acredita o MP.
Corrupção

Cuanza Sul. Exonerações devido a alegada corrupção

O governo do Cuanza Sul tem estado na mira da justiça angolana após denúncias surgidas nas redes sociais relativas a alegados atos de gestão danosa, tendo sido já abertos dois inquéritos.
França

Ex-ministro francês acusado de desvio de dinheiro

François Bayrou, dirigente centrista e próximo de Emmanuel Mácron, garante que a acusação de apropriação de fundos públicos, no caso dos assistentes parlamentares do seu partido, é infundada.
Câmaras Municipais

Vereador da Câmara da Trofa vai a julgamento

Em causa está o desvio de 60 mil euros destinados para obras num equipamento desportivo. A verba pública acabou por ser utilizada na ampliação de uma casa particular.
Equador

Ex-Presidente do Equador em prisão preventiva

Prisão surge devido ao suposto envolvimento de Rafael Correa num caso de suborno orquestrado com membros do seu governo para concessão de contratos com o Estado.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.