Presumíveis combatentes do grupo radical islâmico Boko Haram mataram 21 pessoas no nordeste da Nigéria que tentavam regressar a casa para recuperar alimentos, disseram um responsável local e um familiar de uma vítima.

“Os homens, 21, foram parados em Bultaram por homens armados que pensamos serem do Boko Haram e que os mataram”, disse Baba Nuhu, um responsável do governo de Gujba no estado de Yobe.

Nuhu e Haruna Malam, irmão de uma das vítimas, falaram com a agência France Presse a partir da capital de Yobe, Damaturu, para onde fugiram muitos habitantes de Gujba para escapar à violência do Boko Haram.

Gujba foi uma das localidades do estado de Yobe que o Boko Haram capturou durante uma grande ofensiva o ano passado.

A área tem sido alvo de vários ataques durante os seis anos de insurreição islamita, que incluem um massacre de estudantes nos dormitórios de uma escola agrícola em 2013.

O exército da Nigéria tem reivindicado uma série de sucessos contra os fundamentalistas do Boko Haram no quadro da operação lançada em fevereiro, juntamente com os vizinhos Chade, Camarões e Níger.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quer os militares quer o anterior presidente Goodluck Jonathan encorajaram os desalojados das zonas que terão sido libertadas a regressarem a casa, mas os líderes das comunidades na região alertam que continua a existir risco para os civis, sobretudo em áreas remotas como Gujba.

Especialistas em segurança advertiram que os fundamentalistas islâmicos estão longe de estar derrotados e que continuam capazes de realizar ataques de guerrilha.