O Twitter tem vindo a tornar-se um meio privilegiado de contacto entre líderes e as suas comunidades, não só para promover as suas ideias, mas também para gerar debates e até alguma controvérsia. Quando cada vez mais políticos e instituições comunicam através desta rede social, quem são os mais bem-sucedidos? Quem tem mais seguidores?
Nas negociações sobre o programa nuclear do Irão, que terminaram no início de abril em Lausanne, o Twitter foi utilizado pelas partes envolvidas nas conversações para disseminar as informações mais recentes sobre o que se passava entre os líderes políticos, mostrando que esta rede social é cada vez mais privilegiada pelas instituições, nomeadamente, instituições do Estado, para chegar aos seus cidadãos e aos próprios meios de comunicação social. Um relatório da Burson-Marsteller intitulado Twiplomacy 2015 diz mesmo que atualmente cerca de 4.100 embaixadas e embaixadores estão ativos no Twitter.
Neste mesmo relatório, a consultora analisa os políticos mais bem sucedidos nesta rede social:
- Quem tem mais seguidores?
O líder mundial com mais seguidores é Barack Obama que conta com mais de 58 milhões de contas a segui-lo. O presidente dos Estado Unidos foi mesmo um dos primeiros políticos a registar-se no Twitter com uma conta oficial, em 2007, usando esta ferramenta na sua campanha para as presidenciais de 2008.
America can't stand by and let other countries #LeadOnTrade. We have to step up and write free and fair trade rules. pic.twitter.com/epz8uJekra
— Barack Obama (@BarackObama) April 24, 2015
O presidente usa a sua conta para anunciar políticas públicas, partilhar vídeos das suas intervenções ou para partilhar algumas das suas citações mais marcantes.
- Quem é mais influente?
A influência no Twitter mede-se pela quantidade de vezes que uma mensagem é reproduzida pelos seguidores. Neste caso, o líder mundial mais influente é o Papa. O Papa tem uma conta principal em inglês e desdobra-se em várias outras contas nas mais variadas línguas que assinalam datas particulares em cada país ou traduzem para essas línguas o que o Papa partilha na sua conta principal. Cada um dos seus tweets tem em média 9.929 reproduções.
We need to care for the earth so that it may continue, as God willed, to be a source of life for the entire human family.
— Pope Francis (@Pontifex) April 21, 2015
A conta de Twitter do Papa em espanhol consegue ainda mais reproduções, com uma média de 10 mil por cada mensagem.
- Quem é o político europeu mais influente?
A conta mais seguida é a conta oficial do primeiro-ministro britânico – embora ele tenha uma conta em nome próprio com cerca de um milhão de seguidores -, mas o líder com mais seguidores é mesmo Matteo Renzi, o primeiro-ministro italiano. Renzi já conta com 1,83 milhões de contas atentas àquilo que ele decide partilhar no seu perfil.
La Camera ha il diritto di mandarmi a casa, se vuole: la fiducia serve a questo. Finché sto qui, provo a cambiare l'Italia. #lavoltabuona
— Matteo Renzi (@matteorenzi) April 28, 2015
Outra conta muito seguida é a que parodia a chanceler germânica Angela Merkel. A chanceler escolheu não ter conta de Twitter, mas @Queen_Europe faz comédia com a política europeia.
https://twitter.com/Queen_Europe/status/589163249372921856