Matteo Renzi
Itália

Qual das Europas?  /premium

Renzi é outro italiano infeliz. Encontrei-o num comboio entre Florença e Roma, blaser azul, computador aberto, rosto fechado: “o senhor é quem eu estou a pensar que é?” “Ah... (o rosto abriu) maybe.”
Matteo Renzi

Matteo Renzi demite-se, mas não é para já

O ex-primeiro-ministro confirmou a sua saída da liderança do Partido Democrático, mas acrescentou que só sai quando houver novo governo. Decisão cria desagrado dentro do partido.
Itália

Renzi renuncia para se recandidatar

O ex-primeiro-ministro italiano demitiu-se para poder recandidatar-se e reforçar a liderança no Partido Democrata. Avisa os críticos internos que não se retira: pior que "cisão" é "chantagem".
Hackers

Hackers italianos atacam contas de Draghi e Renzi

Foram presos em Roma dois suspeitos de ataques cibernéticos ao presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, e aos ex-primeiro-ministros italianos Renzi e Monti.
Itália

Ministro dos Negócios Estrangeiros sucede a Matteo

Paolo Gentiloni, ministro dos Negócios Estrangeiros e próximo do primeiro-ministro demissionário, foi convidado a suceder ao atual primeiro-ministro italiano.
Matteo Renzi

Itália. Matteo Renzi formaliza demissão

Matteo Renzi demitiu-se do cargo de primeiro-ministro, após a derrota em referendo de uma revisão constitucional que defendia e um adiamento da demissão para aprovação do Orçamento do Estado.
Itália

Donde vem a revolta contra a Europa?

582
Na Europa, talvez o novo populismo seja um problema, mas não é um problema tão grande como a demagogia das elites instaladas que ao mesmo tempo usam a integração europeia e a expõem a todas as culpas.
Itália

E agora, Itália? Che cosa fai?

158
Depois de perder o referendo constitucional, o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, demitiu-se. Subiram as incertezas em relação ao futuro de Itália e o euro caiu. E agora, o que pode acontecer?
Itália

Berlusconi vota "não" às "mentiras" de Renzi

Mais um golpe para Matteo Renzi, o primeiro-ministro que quer passar alterações constitucionais num referendo dia 4 de dezembro. Berlusconi avisa que voto no sim irá trazer autoritarismo para Itália.
Comissão Europeia

Itália rejeita imposições de Bruxelas e abre caso

O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, rejeitou esta terça-feira imposições de Bruxelas, numa nova polémica com a Comissão Europeia antes de um referendo decisivo para o seu futuro político.
Itália

Renzi exclui adiar referendo devido ao terramoto

Existem no parlamento italiano cada vez mais vozes que pedem o adiamento do referendo marcado para 4 de dezembro, que pode resultar numa crise política, por causa dos sismos que abalaram o país.
União Europeia

Renzi, Hollande e Merkel debatem futuro da UE

Esta reunião que decorre em Itália tem como objetivo preparar a cimeira dos líderes europeus que irá decorrer a 16 de setembro. A segurança será uma das prioridades desta reunião.
Matteo Renzi

"Políticos da austeridade ficam sem emprego"

602
Primeiro-ministro italiano diz que a culpa da subida dos partidos populistas é da insistência na austeridade. Matteo Renzi diz que foi isso que aconteceu em Portugal e que poderá acontecer em Espanha.
Conflito na Síria

Itália não vai participar nos combates na Síria

O primeiro-ministro Matteo Renzi afirmou este domingo, ao jornal Corriere della Sera, que a Itália não vai fazer parte da coligação liderada pelos norte-americanos nos ataques contra o EI na Síria.
Terrorismo

Itália quer combater terrorismo com cultura

1019
Matteo Renzi considera que se vive uma batalha cultural, pelo que a resposta "não pode ser só segurança", disse. Uma das medidas passa por dar aos jovens 500 euros para gastar em museus e espetáculos.
Itália

Renzi mais perto de reduzir os poderes do Senado

Vitória para Matteo Renzi. A Câmara Alta do Parlamento aprovou legislação que irá limitar de forma clara os seus próprios poderes. O bicamaralismo em Itália é visto como um obstáculo às reformas.
Futuro da Grécia

Merkel sobre a Grécia: "Não resta muito tempo"

109
O tempo está a esgotar-se, avisa Merkel; é preciso um compromisso sério dos gregos, diz Obama; a Itália não vai pagar as pensões dos gregos, alerta Renzi. No G7, multiplicaram-se os recados à Grécia.
Itália

TC em Itália obriga governo a devolver pensões

3001
Impacto rondará os cinco mil milhões de euros. Governo de Matteo Renzi garante que metas do défice não estão em risco com a revogação das medidas que, em 2011 fizeram chorar a ministra Elsa Fornero.
União Europeia

Passos defende Fundo Monetário Europeu para diluir peso do BCE

A ser criado, "era importante que o Fundo Monetário Europeu fosse, de certa forma, a contraparte do BCE" na zona euro, afirmou o primeiro-ministro Passos Coelho esta sexta-feira em Florença.
Redes Sociais

Quem são os líderes mais influentes no Twitter?

Há os que têm mais seguidores, os que são mais reproduzidos e os que têm subidas impressionantes de followers. Conheça os líderes mundiais com influência nesta rede social.
Relações Internacionais

Costa e Renzi de acordo com dinâmica anti-austeridade

O secretário-geral do PS afirmou que há "total convergência" com Matteo Renzi, primeiro-ministro italiano, sobre a necessidade de uma "dinâmica anti-austeridade" na Europa.
Futuro da Grécia

Alexis Tsipras disposto a "ouvir alternativas"

163
Governo grego está disponível para "ouvir alternativas" ao seu plano político, desde que sejam orientadas para o crescimento. Esta é a garantia de Alexis Tsipras após um encontro com Matteo Renzi.
Conselho Europeu

Conselho quer união energética até março de 2015

O plano Juncker foi aprovado, tal como previsto - estando agora à espera de contribuições nacionais. Os 28 querem que a Comissão desenhe a união energética até março.
Itália

As reformas de Renzi que estão a gerar protestos

Primeiro-ministro socialista está a avançar com uma reforma laboral em Itália que levou milhares a sair à rua em protesto. Acabou o período de graça de Matteo Renzi?
Economia

Revelar quanto gasta Bruxelas? "Seria divertido"

Italiano está "surpreendido que Barroso tenha ficado surpreendido" com a publicação da carta "estritamente confidencial" de Bruxelas. Renzi diz que "seria divertido" revelar as despesas de Bruxelas.
Primárias No PS

Eleições primárias são "ferramenta poderosa"

A poucos dias da disputa entre Costa e Seguro, o Observador falou com um dos principais conselheiros de Renzi nas eleições primárias que o levaram à liderança do partido e do governo.
União Europeia

A juventude é um trunfo na política europeia 

239
Renzi causou sensação pela idade e pela atitude, mas o primeiro-ministro de Itália nem é o mais jovem da União Europeia. No continente há um primeiro-ministro com 31 anos e um ministro com 27.
Crise no PS

O partido do líder

O desmoronar dos velhos partidos sem respostas perante a crise global e perante a crise da representação democrática não é fortuito
União Europeia

O Conselho Europeu que não decidiu nada

Decisão sobre os cargos de topo em Bruxelas ficou adiada para 30 de Agosto. Renzi disse que foi uma boa oportunidade para cantar os parabéns a Merkel, mas podia ter poupado no avião.
Parlamento Europeu

Itália quer que Reino Unido se mantenha na UE

Matteo Renzi, primeiro-ministro italiano, pediu ao Reino Unido para se manter na União Europeia. Horas antes, Nigel Farage disse que a saída do país estava iminente.
Conselho Europeu

Renzi, a palavra decisiva do Conselho Europeu

224
O primeiro-ministro italiano trocou o apoio a Juncker pelo alívio da austeridade na Europa. Mas vai conseguir fazer frente a Merkel?
A página está a demorar muito tempo.