A razão que levou Francisco Ferreira e os seus três sócios a abrir o COOK It não se encontra em nenhuma das salas do espaço, ambas bem cuidadas e decoradas. Também não está, para já, nos menus que os clientes podem consultar e ainda não foi anunciada nas redes sociais. E porquê tanto suspense? “As refeições seladas a vácuo e congeladas só vão estar disponíveis a partir da primeira semana de junho”, revela o responsável por este espaço multifacetado, aberto há um par de semanas entre a Estefânia e a Almirante Reis, em Lisboa.

Refeições seladas a vácuo e congeladas?

Nem mais. O COOK It existe primordialmente enquanto espaço de venda desse tipo de produto. São refeições pré-confecionadas fechadas a vácuo e colocadas num abatedor de temperatura capaz de as ultracongelar quase instantaneamente. Quando estiverem à disposição dos clientes, bastará que estes as coloquem três a cinco minutos em banho-maria para que fiquem prontas a consumir. E nem será preciso empratá-las, já que são embaladas com o formato correto para aplicar no prato. Sempre, garantem os responsáveis, sem qualquer perda de propriedade.

“Não abrimos o espaço a pensar no restaurante, mas tivemos a hipótese de avançar antes das refeições para levar, que ainda estão num período de testes”, explica Francisco. Assim, a sala principal do COOK It vai funcionando como uma espécie de showroom das receitas que ainda estão a ser afinadas pela equipa. Entre as que já foram testadas — aos almoços, em que há sempre um prato de peixe e outro de carne para escolher — contam-se, por exemplo, lasanha de frango, salmão em crosta de amêndoa ou arroz de pato.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

CookIt470

Lombinhos com amêijoas e arroz de ervilhas, um dos pratos dos últimos dias (foto: Tiago Pais / Observador©)

Além da venda deste tipo de pratos preparados, no COOK It vai ser ainda possível comprar refeições rápidas, naquilo a que chamam “lunch in a box”. Serão dois ou três menus completos, que incluem, por exemplo, uma sanduíche de cozido à portuguesa, ou um hambúrguer de alheira, também selados, tal como o copo de vinho e a sobremesa. “Achamos que é uma boa alternativa para turistas que, por exemplo, visitam a cidade de tuk tuk e não querem perder tempo a fazer uma refeição completa. Ou para quem quiser fazer um piquenique, por exemplo”, diz Francisco.

Outra vertente que também será apresentada em breve é a que designam de “chef por um dia”. Eis a explicação do responsável.

“Imagine que tem um jantar em casa mas que não tem tempo para ir às compras, nem sabe muito bem como fazer o prato. O cliente diz-nos o que quer fazer, nós compramos tudo nos mercados locais, para ajudar o comércio de bairro, e entregamos uma caixa com os ingredientes, a ficha técnica do prato, a receita para seguir e até uma foto do empratamento. Assim até se podem juntar os convidados na cozinha e preparar a receita em conjunto.

Estas vertentes do COOK It derivam da paixão de Francisco Ferreira e dos seus sócios pela cozinha. “Em casa tenho uma cozinha maior que algumas salas e acaba por ser lá que muitas vezes ficamos a conversar, a beber um copo e a picar qualquer coisa”, conta Francisco, que quis dar ao seu espaço esse ambiente caseiro, que convide as pessoas a mais do que apenas passar por lá para comprar as refeições. A intenção é que possam ficar para um café e um bolo, almoçar, lanchar (há crepes, quiches, bolos e salgados diversos), marcar um jantar de grupo ou tomar parte nas atividades que já têm preparadas.

CookIt0418

Nesta sala organizam-se jantares de grupo (foto: Tiago Pais / Observador©)

E, de facto, não faltará o que fazer: sessões de showcooking temáticas, sempre um sábado por mês, com chefs convidados e espaço para 12 aprendizes (que, no final, poderão comer tudo o que cozinharam), jantares vínicos, uma noite de fados mensal e, até, a partir de 29 de maio, uma incursão pelo mundo do copo ao fim do dia, com um convidado musical, um saxofonista, e um menu à base de enchidos transmontanos e queijos da Beira Baixa. Se correr bem, o evento repetir-se-á mensalmente, sempre com música a acompanhar. Fica a promessa.

Nome: COOK It
Morada: Rua Pascoal de Melo, 71A (Estefânia), Lisboa
Telefone: 21 193 7017
Horário: De segunda a sábado, das 08h00 às 20h00
Reservas: Aceitam, só para jantares de grupo