O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, afirmou que caso a Grécia saia do euro, o “mundo anglo-saxónico” irá tentar desmantelar o que resta do projeto da moeda única europeia. A declaração, que teve forte repercussão no Reino Unido, em vésperas de eleições, foi proferida para uma audiência na Universidade Católica de Lovaina, na Bélgica, conta o Telegraph.

Juncker terá dito que o “Grexit” deixará o euro preso a forças que “farão de tudo para tentar decompor” o que restará da união monetária.

“Se nós aceitarmos, se a Grécia aceitar, se os outros aceitarem que a Grécia poderá deixar a área de solidariedade e prosperidade que é a zona euro, então pomo-nos em risco porque notavelmente, no mundo anglo-saxónico, tentar-se-á fazer de tudo para desconstruir a zona euro pedaço por pedaço, aos poucos e poucos”, garantiu Juncker.

Uma porta-voz do presidente da Comissão veio depois dizer que a sua referência ao “mundo anglo-saxónico” poderá ser “interpretada no sentido dos mercados e especuladores” e não como uma referência direta ao Reino Unido especificamente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR