Os líderes do PSD e do CDS/PP vão assinalar em conjunto o primeiro aniversário da saída da ‘troika’ de Portugal, numa sessão no Norte do país no próximo dia 16, disse hoje fonte da coligação.

“É um encontro simbólico para assinalar a saída da ‘troika’ há um ano”, afirmou à agência Lusa a mesma fonte, adiantando que Pedro Passos Coelho e Paulo Portas vão estar presentes.

Questionado sobre o local onde os presidentes do PSD e CDS/PP vão assinalar a efeméride, a fonte explicou que ainda não está definido, mas será na região Norte.

Pedro Passos Coelho anunciou a 04 de maio de 2014 a saída de Portugal do programa de resgate financeiro sem recorrer a qualquer programa cautelar.

“Depois de uma profunda ponderação de todos os prós e contras, concluímos que esta é a melhor escolha na altura certa. É a escolha que defende mais eficazmente os interesses de Portugal e dos portugueses e que melhor corresponde às suas justas expetativas”, afirmou na altura o primeiro-ministro numa declaração ao país.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Há um ano também, o vice-primeiro-ministro afirmou que, com a conclusão do programa de resgate, Portugal pôs termos a uma “circunstância humilhante” para o país.

O Programa de Assistência Económica e Financeira, que incluiu três credores internacionais – o Fundo Monetário Internacional, a Comissão Europeia e o Banco Central Europeu, que em conjunto ficaram conhecidos como ‘troika’ -, terminou a 17 de maio do ano passado, três anos depois do memorando inicial assinado pelo governo socialista de José Sócrates.