A apenas a quatro dias da entrega das propostas vinculativas para a compra da TAP, Miguel Pais do Amaral pode ser o próximo interessado a desistir da transportadora aérea. O presidente do conselho de administração da Media Capital, já terá mesmo pedido aos consultores que retirassem as equipas do terreno, adianta o Diário Económico.

De acordo com o jornal, o empresário português tem lamentado os atrasos no processo de privatização, nomeadamente ao nível da abertura do data room e da divulgação dos resultados da TAP. A greve de dez dias dos pilotos tem também preocupado o investidor. Segundo fonte próxima, ouvida pelo Económico, Pais do Amaral considera que seria preciso mais tempo para fazer uma avaliação dos estragos causados nas contas da companhia.

Miguel Pais do Amaral foi um dos primeiros a anunciar publicamente o interesse na compra da TAP, em parceria com o norte-americano Frank Lorenzo. Em julho do ano passado, em entrevista ao Dinheiro Vivo, Pais do Amaral referiu que o objetivo era ficar no negócio depois da privatização. “A nossa proposta passa por formar um núcleo investidor que siga a estratégia presente da companhia aérea portuguesa, que tem sido uma estratégia de sucesso e crescimento”, disse na altura.

Na corrida à transportadora estão ainda David Neeleman, dono da brasileira Azul, e Germán Efromovich, proprietário do grupo Synergy e da colombiana Avianca. Com o caderno de encargos a privilegiar a experiência técnica e de gestão no sector da aviação, os dois empresários parecem ser os principais candidatos à compra da companhia portuguesa, como refere o Diário Económico.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR