A economia grega está a derrapar nestes primeiros meses de 2015, voltando à recessão numa altura em que o crescimento acelera no resto da zona euro. A incerteza sobre se o país entra ou não em incumprimento – e se isso pode levar a uma saída da zona euro – está a inibir o investimento e o consumo. Mas os hotéis continuam a receber algumas reservas por parte de organizadores de conferências e operadores turísticos. Alguns destes clientes estão, contudo, a exigir que os hotéis coloquem no contrato uma cláusula que lhes permita cancelar a reserva, sem custos, caso a Grécia caia em bancarrota.

Nos vários momentos de incerteza na Grécia ao longo dos últimos cinco anos, várias empresas e agentes económicos procuraram proteger-se legalmente dos riscos de uma bancarrota ou de uma saída da zona euro. Depois das “cláusulas de regresso ao dracma” pedidas por alguns investidores estrangeiros, surge agora a notícia do Ekathimerini de que empresas ligadas aos eventos e ao turismo estão a tentar salvaguardar-se dos riscos.

Segundo o jornal grego, são já vários os organizadores que querem garantir que, caso o governo grego falhe algum pagamento de dívida (ao BCE, ao FMI ou aos investidores privados) eles poderão cancelar a reserva sem custos. Isto porque, nesse caso, a instabilidade que provavelmente se seguirá poderá fazer com que estes organizadores de conferências ou operadores de turismo deixem de querer seguir em frente com as atividades pedidas.

É comum haver cláusulas deste género em contratos com o setor hoteleiro, mas os acontecimentos previstos mais comuns são ataques terroristas ou desastres naturais na região onde os eventos decorrem.

Outro fator de incerteza neste setor importante para a Grécia – o turismo – é a questão das taxas de IVA, que as instituições credoras querem que a Grécia suba, eliminando algumas isenções e taxas reduzidas que existem em algumas zonas. Segundo o Ekathimerini, a vizinha Turquia está muito interessada em saber o que vai acontecer com as taxas de IVA na Grécia e no setor do turismo naquele país.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR