Logo aquando da reeleição de Joshep Blatter (e mesmo quando se soube da sua intenção em recandidatar-se pela sexta vez ao cargo de presidente da FIFA) foram muitos os futebolistas, alguns no activo, outros retirados dos relvados, que se insurgiram contra o suíço de 79 anos. A sua demissão, esta terça-feira, e como não poderia deixar de ser, foi motivo mais do que suficiente para que os rostos conhecidos “da bola” reagissem no Twitter — a rede-social por eleição de todos eles.
E há reacções de todos os tipos. Se há os que são profundamente irónicos, também há os mais sérios, que exigem uma reformulação total da organização que gere o futebol mundial. Mas vamos começar pelos que já pensam na sucessão de Blatter, que, diz a FIFA, só deve acontecer lá para dezembro — ou depois.
Um deles é Rio Ferdinand — ex-Manchester United, que nem há uma semana anunciou a sua retirada do futebol, depois de uma temporada no Queens Park Rangers — e quer ver o vice-presidente da Federação Inglesa, David Gill, a concorrer ao cargo. Um outro ex-internacional inglês e capitão do Manchester United, Gary Neville, numa altura em que se especula sobre a possível candidatura do presidente da UEFA, Michel Platini, ao cargo, é lacónico e reage assim:
Really!! https://t.co/UzvqBqmbw4
— Gary Neville (@GNev2) June 2, 2015
David Gill…..do the honourable thing & please step forward #Fifa
— Rio Ferdinand (@rioferdy5) June 2, 2015
Mas o primeiro lugar da ironia é para um inglês, sim, que também é Gary, mas Gary Lineker, tão certeiro no Twitter como o foi nos idos tempos de ponta-de-lança. E fê-lo em dose dupla…
Blatter has resigned. Can't quite believe it. FIFA always appeared to be such a fine upstanding organisation.
— Gary Lineker (@GaryLineker) June 2, 2015
Missing Blatter already!
— Gary Lineker (@GaryLineker) June 2, 2015
Quanto aos futebolistas ainda no activo, o capitão do Manchester City, o belga Vincent Kompany, quer ver alterado o sistema de votação (que o Observador já esmiuçou aqui), uma alteração que, diz, “trará de volta a ética” ao futebol. Num registo igualmente sério, o ex-internacional francês Louis Saha até elogia o trabalho de Blatter à frente da FIFA, mas pede uma “nova era” em Zurique.
Maybe mr Blatter wanted to just win another election. #FIFA have done some good stuff but it s time for new era.Transparent with new ideas
— Louis Saha (@louissaha) June 2, 2015
Blatter wasn't sole responsible, more have to follow. Transparency and voting reform, then we move on and bring back ethics. #FIFA
— Vincent Kompany (@VincentKompany) June 2, 2015
Terminamos com os “justiceiros”. E se Graeme Le Saux, de quem hoje já poucos se recordam, mas foi internacional inglês e fez a ala esquerda do Chelsea quando o clube não era a potência que é hoje, deseja ver Blatter detido…
At last. Hoping his next stop is the USA for an exclusive interview with the FBI. #FIFA https://t.co/SAHQVzbsst
— Graeme Le Saux (@graemelesaux14) June 2, 2015
…um craque brasileiro, bem mais planetário (e talentoso) que Le Saux, Romário, não falou no Twitter, mas no Facebook. O início da mensagem diz tudo: “Melhor notícia dos últimos tempos!” Pelo meio, pede que o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero (que não foi detido, mas viu o antecessor, José Maria Marin, ser preso em Zurique), também renuncie.
Melhor notícia dos últimos tempos! A renúncia de Joseph Blatter ao cargo de presidente da FIFA representa o início de...
Posted by Romário Faria on Terça-feira, 2 de Junho de 2015