Um jovem soldado norte coreano atravessou a fronteira fortemente militarizada entre as duas Coreias, numa tentativa de desertar para o sul. Um funcionário do Ministério da Defesa da Coreia do Sul disse à Reuters que o soldado, de 19 anos, era espancado com frequência, mostrando-se revoltado com o regime norte coreano. 

O soldado aproximou-se de um Posto de Comando sul coreano, na província de Gangwon, pelas 8 da manhã do dia 15 de junho. Não houve troca de tiros, pois o soldado expressou claramente o seu desejo de fugir da Coreia do Norte. O desertor está agora sob custódia do estado sul-coreano.

Mais de mil pessoas fogem da Coreia do Norte todos os anos. Desde 2012 que ninguém atravessava a fronteira terrestre que separa as duas Coreias, protegida com arame farpado e guardada por milhares de tropas dos dois lados. Esta área, conhecida como Zona Desmilitarizada, tem 248 quilómetros de extensão por quatro de largura.

A forma mais comum de fugir da Coreia do Norte é pela fronteira chinesa. Mas há quem, como um casal norte-coreano em 2014, cruze a nado a fronteira do mar Amarelo em direção a uma ilha sul-coreana.

Desde o fim da Guerra das Coreias, que terminou em 1953, cerca de 25 mil norte-coreanos já fugiram.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR