E se víssemos o nosso planeta da perspetiva de um astronauta? Scott Kyle, astronauta veterano da NASA, faz questão que isso aconteça.

Kelly está em missão no espaço durante um ano. Desde março, e sempre acompanhadas pela hashtag #YearInSpace, o astronauta norte-americano partilha pequenas (mas estonteantes) vistas terrestres desde o espaço.

Uma das fotografias é a do lago Cuo Womo, no nordeste dos Himalaias, “o sítio mais azul do planeta terra”, de acordo com Kelly.

A fotografia que acompanha o comentário mostra uma massa de água com um azul tão brilhante que parece manipulado por algum programa de edição de imagem. A lagoa, com uma longitude máxima de 7 quilómetros e uma extensão de 22 quilómetros quadrados, encontra-se a 4970 metros de altitude em Shigatse, uma região praticamente despovoada do Tibete.

Apesar de não existirem muitos dias chuvosos na zona, a água que enche a lagoa vem da chuva. São as temperaturas muito baixas (2ºC) que evitam que evapore e a absorção da radiação solar o que lhe confere a cor azul vivo, idêntico ao dos icebergues e glaciares.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR