O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, vai reunir-se com os líderes da Comissão Europeia, do Eurogrupo, do FMI e do BCE na segunda-feira, antes da cimeira da zona euro para encontrar uma solução para a Grécia.

Segundo uma nota do gabinete do chefe de Governo da Grécia citada pela agência financeira Bloomberg, Alexis Tsipras vai reunir-se com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, com o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, com a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, e com o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi.

O jornal diário grego Kathimerini, na sua edição em inglês, acrescenta que a reunião foi convocada pelo presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, e que o encontro vai ocorrer antes da cimeira da zona euro convocada de emergência para encontrar uma derradeira solução para a crise na Grécia, citando fonte governamental.

A menos de duas semanas de expirar o programa de resgate ao país e da data limite para este pagar 1,6 mil milhões de euros ao Fundo Monetário Internacional, ambos a 30 de junho, o Eurogrupo desta quinta-feira foi incapaz de chegar a um acordo que permita libertar fundos para Atenas e a situação está já num ponto em que começam a ser admitidos todos os cenários.

Nesse sentido, foi convocada uma cimeira de chefes de Estado e de Governo da zona euro para segunda-feira (às 18h em Lisboa) e uma reunião extraordinária do Eurogrupo para o mesmo dia de manhã (11h30 em Lisboa).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR