ALEMÃO 11º ANO

Foi uma das línguas estrangeiras que levou os estudantes do 11º ano a realizar a Prova Final. Reveja as respostas aqui e acompanhe-as com o enunciado.

Atividade A

Resposta correta Pontuação
1 10
Associa oito ou nove frases às respetivas categorias.
Caso opte por escrever as funções ou as expressões, pode fazê-lo com incorreções de transcrição não impeditivas da compreensão.
Pode errar ou omitir uma associação.
10
Associa seis ou sete frases às respetivas categorias.
Caso opte por escrever as funções ou as expressões, pode fazê-lo com incorreções de transcrição não impeditivas da compreensão.
Erra ou omite as outras associações.
7
Associa três, quatro ou cinco frases às respetivas categorias.
Caso opte por escrever as funções ou as expressões, pode fazê-lo com incorreções de transcrição não impeditivas da compreensão.
Erra ou omite as outras associações.
4
R. (A) – (1), (3), (6); (B) – (2), (5), (7), (9); (C) – (4), (8).
2   10
Completa as cinco frases corretamente. 10
Completa três ou quatro frases corretamente. Erra ou omite a(s) restante(s). 7
Completa duas frases corretamente. Erra ou omite as restantes. 4
R. 2.1. – (c); 2.2. – (d); 2.3. – (d); 2.4. – (b); 2.5. – (a)
3   10
Completa o texto com seis palavras corretas.
Caso opte por escrever as palavras, pode fazê-lo com incorreções de transcrição não impeditivas da compreensão.
10
Completa o texto com quatro ou cinco palavras corretas.
Caso opte por escrever as palavras, pode fazê-lo com incorreções de transcrição não impeditivas da compreensão.
Erra ou omite a(s) restante(s).
7
Completa o texto com duas ou três palavras corretas.
Caso opte por escrever as palavras, pode fazê-lo com incorreções de transcrição não impeditivas da compreensão.
Erra ou omite as restantes.
4
R. 1) – b); 2) – b); 3) – c); 4) – a); 5) – d); 6) – a).
4   10
Reescreve as duas frases e utiliza os conectores corretos (não os repetindo). Respeita os constrangimentos gramaticais (como, por exemplo, ordem das palavras, conjugação verbal e uso da vírgula ou do ponto final).
Pode escrever com incorreções de grafia não impeditivas da compreensão que não impliquem competência gramatical, como, por exemplo, «Erfarungen».
10
Reescreve uma frase e utiliza o conector correto, respeitando os constrangimentos gramaticais. Pode escrever com incorreções de grafia não impeditivas da compreensão que não impliquem competência gramatical.
Erra ou omite a outra frase.OU
Reescreve as duas frases e utiliza os conectores corretos (não os repetindo), mas respeitando os constrangimentos gramaticais apenas numa.
Pode escrever com incorreções de grafia não impeditivas da compreensão que não impliquem competência gramatical.
7
Reescreve as duas frases (mantendo o seu sentido) e utiliza os conectores corretos (não os repetindo). Não respeita os constrangimentos gramaticais em ambas as frases. Pode escrever com incorreções de grafia não impeditivas da compreensão. 4
R.

a) Viele Jugendliche wollen neue Erfahrungen machen, deswegen verbringen sie ihre Ferien in einem Workcamp. / Viele Jugendliche wollen neue Erfahrungen machen. Deswegen verbringen sie ihre Ferien in einem Workcamp.

b) AmliebstenspielterFuβball,trotzdemmöchteerbeieinemArchäologie-Campmitmachen./Amliebsten spielt er Fuβball. Trotzdem möchte er bei einem Archäologie-Camp mitmachen.

Atividade B

Resposta correta Pontuação
1.1 10
Completa a paráfrase com as seis palavras corretas do texto.
Pode escrever com incorreções de transcrição não impeditivas da compreensão.
10
Completa a paráfrase com quatro ou cinco palavras corretas do texto.
Pode escrever com incorreções de transcrição não impeditivas da compreensão. Erra ou omite a(s) restante(s).
7
Completa a paráfrase com duas ou três palavras corretas do texto.
Pode escrever com incorreções de transcrição não impeditivas da compreensão. Erra ou omite as restantes.
4
R. a) Workcamp/Projekt; b) 16 (sechzehn); c) Geld; d) Möglichkeit; e) besichtigen; f) Vorbereitungstag.
1.2 10
Transcreve as três informações corretas, de acordo com o texto.
Não acrescenta informação irrelevante, como, por exemplo, «Sie bekommen kein Geld». Pode escrever com incorreções de transcrição não impeditivas da compreensão.
10
Transcreve duas informações corretas, de acordo com o texto. Não acrescenta informação irrelevante.
Pode escrever com incorreções de transcrição não impeditivas da compreensão.
Erra ou omite a outra informação.OU
Transcreve as três informações corretas, de acordo com o texto, acrescentando informação irrelevante.
Pode escrever com incorreções de transcrição não impeditivas da compreensão.
7
Transcreve uma informação correta, de acordo com o texto. Não acrescenta informação irrelevante.
Pode escrever com incorreções de transcrição não impeditivas da compreensão.
Erra ou omite as outras informações.OU
Transcreve duas informações corretas, de acordo com o texto, acrescentando informação irrelevante.
Pode escrever com incorreções de transcrição não impeditivas da compreensão.
Erra ou omite a outra informação.
 4
R.

a) die Übernachtung und das Essen sind (aber) frei!;

b) Eine Erinnerung fürs Leben;

c) du hast die Wahl.

1.3 10
Completa as duas frases, de acordo com o texto, respeitando os constrangimentos gramaticais (como, por exemplo, ordem das palavras, conjugação verbal e inclusão da preposição zu). Pode escrever com incorreções de grafia não impeditivas da compreensão que não impliquem competência gramatical, como, por exemplo, «Grupe». 10
Completa uma frase, de acordo com o texto, respeitando os constrangimentos gramaticais. Pode escrever com incorreções de grafia não impeditivas da compreensão que não impliquem competência gramatical.
Erra ou omite a outra frase.OU
Completa as duas frases, de acordo com o texto, respeitando os constrangimentos gramaticais apenas numa.
Pode escrever com incorreções de grafia não impeditivas da compreensão que não impliquem competência gramatical.
7
Completa as duas frases, de acordo com o texto, não respeitando os constrangimentos gramaticais em ambas as frases. Pode escrever com incorreções de grafia não impeditivas da compreensão em ambas as frases. 4
R. a) … du mit der Gruppe arbeitest.
b) … (interessante) Reiseberichte (von erfahrenen Workcampern) zu hören.
1.4 15
Indica todas as informações solicitadas nas quatro alíneas de acordo com o texto. Pode escrever com incorreções linguísticas não impeditivas da compreensão. 15
Indica todas as informações solicitadas em duas ou três alíneas de acordo com o texto. Pode escrever com incorreções linguísticas não impeditivas da compreensão.
Erra ou omite a(s) outra(s) informação(ões).
10
Indica todas as informações solicitadas numa alínea de acordo com o texto. Pode escrever com incorreções linguísticas não impeditivas da compreensão. Erra ou omite as outras informações. 5
R.

a) (Die Organisation) ijgd (bietet diese Workcamps an);

b) (Sie kommen) aus den verschiedensten Ländern (und Kulturen der Welt);

c) (Die Workcamps dauern) zwei bis vier Wochen;

d) (Man kann) Archäologie, Kunst oderc

2.1 10
Indica corretamente seis ou sete números correspondentes às atividades indicadas. Pode escrever com incorreções de transcrição não impeditivas da compreensão. Pode errar ou omitir um número. 10
Indica corretamente quatro ou cinco números correspondentes às atividades indicadas. Pode escrever com incorreções de transcrição não impeditivas da compreensão.
Erra ou omite os restantes.
7
Indica corretamente dois ou três números correspondentes às atividades indicadas. Pode escrever com incorreções de transcrição não impeditivas da compreensão. Erra ou omite os restantes. 4
R. “Abenteuer und Natur”: (4), (5) “Rock around the world”: (2), (3), (6) “German in Storkow”: (1), (7)
2.2 10
Indica os três referentes corretos. Não acrescenta outras palavras.
Pode escrever com incorreções de transcrição não impeditivas da compreensão.
10
Indica dois referentes corretos. Não acrescenta outras palavras.
Pode escrever com incorreções de transcrição não impeditivas da compreensão. Erra ou omite o outro referente.
7
Indica um referente correto. Não acrescenta outras palavras.
Pode escrever com incorreções de transcrição não impeditivas da compreensão. Erra ou omite os outros referentes.
4
R. a) (einer) Wiese; b) (in einem modernen) Tonstudio; c) (in einem) Einfamilienhaus.
2.3 15
Completa as três frases com as informações pedidas de acordo com o texto. Pode escrever com incorreções linguísticas não impeditivas da compreensão. 15
Completa duas frases com as informações pedidas de acordo com o texto. Pode escrever com incorreções linguísticas não impeditivas da compreensão. Erra ou omite a outra informação pedida. 10
Completa uma frase com as informações pedidas de acordo com o texto. Pode escrever com incorreções linguísticas não impeditivas da compreensão. Erra ou omite as outras informações pedidas. 5
R. a) … sie können Fußball und Volleyball spielen. b) … eine (eigene) CD produzieren.
c) … einen Deutschkurs besuchen.

Atividade C

12

Resposta correta Pontuação
1 30
Escreve um texto simples, mas coerente, convidando um(a) amigo(a) e indicando todos os dados sobre o campo de férias escolhido. Utiliza vocabulário adequado ao tema e expressões apropriadas às intenções de comunicação pedidas.
Utiliza estruturas gramaticais elementares, geralmente corretas. Pode cometer erros linguísticos esporádicos que não impedem a compreensão.Respeita os limites de palavras indicados.
30
Intermédio 20
Escreve um texto muito simples e, eventualmente, pouco coerente, convidando um(a) amigo(a) e indicando, pelo menos, o campo de férias escolhido.
Utiliza estruturas gramaticais elementares, cometendo erros linguísticos sistemáticos e frequentes. A mensagem é, contudo, globalmente inteligível.Pode não respeitar os limites de palavras indicados, devendo escrever, no mínimo, de 15 a 20 palavras.
 10
2 Competência pragmática
Escreve um e-mail, utilizando formas de saudação e de despedida. Apresenta, de forma breve, mas coerente, informação suficiente e relevante, de acordo com as quatro informações solicitadas.
Produz um texto coeso, recorrendo a mecanismos de coesão (conjunções, adjetivos, concordância verbal, pronomes…) simples e variados para ligar as frases.Pode recorrer à informação existente nas Atividades A e B da prova, sem, contudo, transcrever frases dos textos.
Respeita os limites de palavras indicados.
30
Intermédio 24
Escreve um e-mail, podendo ou não utilizar as formas de saudação e de despedida. Apresenta, de forma eventualmente pouco coerente, informação nem sempre suficiente e pouco relevante, de acordo com, pelo menos, duas das informações solicitadas.
Produz um texto pouco coeso, recorrendo a mecanismos de coesão simples e repetidos e construindo apenas uma sequência de informações.Pode integrar nas suas frases expressões que ocorrem nas Atividades A e B da prova, sem, contudo, transcrever frases dos textos.
Pode não respeitar os limites de palavras indicados, devendo, no mínimo, escrever 60 palavras.
 18
Intermédio 12
Escreve um texto muito simples, abordando apenas genericamente o tema e apresentando informação pouco coerente, insuficiente e irrelevante.
Produz frases elementares, podendo não recorrer a conectores para as ligar entre si. Pode, eventualmente, reproduzir elementos longos / frases das Atividades A e B da prova. Pode não respeitar os limites de palavras indicados, devendo, no mínimo, escrever 40 palavras.
6
Competência Linguística
Utiliza recursos linguísticos suficientes e adequados para redigir um texto simples. Utiliza, de forma apropriada, os recursos discursivos necessários, recorrendo a conectores para ligar frases / grupos de palavras (como, por exemplo, weil, dass, obwohl).
Utiliza vocabulário e expressões adequadas e suficientes para fornecer a informação pedida. Utiliza estruturas gramaticais geralmente corretas, podendo cometer erros esporádicos, por exemplo, de declinação, transposição ou inversão.Aplica as convenções ortográficas com razoável correção, sendo a pontuação geralmente adequada.
20
Intermédio 16
Utiliza recursos linguísticos suficientes e genericamente adequados para redigir um texto simples.
Utiliza, de forma apropriada, recursos discursivos suficientes, podendo recorrer a conectores simples para ligar frases / grupos de palavras (como, por exemplo, denn, dann, oder).Utiliza vocabulário e expressões simples, nem sempre adequados, para fornecer a informação pedida.
Utiliza estruturas gramaticais simples, cometendo erros que não impedem a compreensão. Aplica as convenções ortográficas com alguma correção, sendo a pontuação geralmente adequada.
12
Intermédio 8
Utiliza recursos linguísticos elementares, podendo construir um texto composto por expressões isoladas ou grupos de palavras ligados por conectores muito simples, como und e aber.
Utiliza vocabulário elementar, muitas vezes inadequado, revelando muitas limitações lexicais. Utiliza estruturas gramaticais muito simples, cometendo erros sistemáticos e frequentes que não impedem a compreensão.Comete erros ortográficos sistemáticos e muito frequentes, podendo a pontuação ser inadequada e insuficiente.
4

ESPANHOL 11º ANO

Espanhol também obrigou os alunos do 11º ano a confrontarem-se com mais uma Prova Final. Os critérios dados pelo IAVE estão aqui e o enunciado pode ser encontrado neste link.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Atividade A

Resposta correta Pontuação
1 (a) – (4); (b) – (1); (c) – (2). 5
2 10
Escreve 5 ou 6 antónimos corretos e adequados. 10
Escreve 3 ou 4 antónimos corretos e adequados. Erra ou omite os outros. 7
Escreve 2 antónimos corretos e adequados. Erra ou omite os outros. 4
R. a) más; b) nuevo; c) mayoría; d) menores (de edad) / jóvenes / niños; e) Algún; f) Todo.
3 10
Completa o texto com 7 ou 8 palavras corretas e adequadas. 10
Completa o texto com 5 ou 6 palavras corretas e adequadas. Erra ou omite as outras. 7
Completa o texto com 3 ou 4 palavras corretas e adequadas. Erra ou omite as outras. 4
R. a) costes; b) población; c) acceso; d) ubicación; e) alcance; f) avance; g) expresión; h) daño
4 15
Completa o texto com 8 palavras corretas e adequadas. 15
Completa o texto com 6 ou 7 palavras corretas e adequadas. Erra ou omite a(s) outra(s). 11
Completa o texto com 4 ou 5 palavras corretas e adequadas. Erra ou omite as outras. 7
Completa o texto com 3 palavras corretas e adequadas. Erra ou omite as outras. 3
R. (a) – a/sobre/hacia; (b) – lo; (c) – del; (d) – lo; (e) – le; (f) – al/en; (g) – al; (h) – a.

Atividade B

Resposta correta Pontuação
1 15
Seleciona 4 opções corretas. 15
Seleciona 3 opções corretas. 10
Seleciona 2 opções corretas. 5
R. 1.1. (C); 1.2. (B); 1.3. (A); 1.4. (D).
2 10
Transcreve 5 palavras ou expressões corretas. 10
Transcreve 3 ou 4 palavras ou expressões corretas. Erra ou omite a outra. 7
Transcreve 2 palavras ou expressões corretas. Erra ou omite as outras. 4
R. a) «sobre»; b) «anécdotas»; c) «tronchantes»; d) «quinceañero»; e) «melenas».
3 15
Substitui as 5 expressões em negrito adequadamente, sem alterar o significado dos enunciados. Escreve com correção linguística. 15
Substitui 4 expressões em negrito adequadamente, sem alterar o significado dos enunciados. Escreve com correção linguística. Erra ou omite a outra.
OU
Substitui 5 expressões em negrito adequadamente, podendo apresentar alguma incorreção linguística.
11
Substitui 3 expressões em negrito adequadamente, sem alterar o significado dos enunciados. Escreve com correção linguística. Erra ou omite as outras.
OU
Substitui 4 expressões em negrito adequadamente, podendo apresentar alguma incorreção linguística. Erra ou omite a outra.
7
Substitui 2 expressões em negrito adequadamente, sem alterar o significado dos enunciados. Escreve com correção linguística. Erra ou omite as outras.
OU
Substitui 3 expressões em negrito adequadamente, podendo apresentar alguma incorreção linguística. Erra ou omite as outras.
3
R. a) «No te preocupes, que yo no lo voy a hacer / que eso yo no lo haré (…)»
b) «(…) en coche tardas casi / aproximadamente / cerca de dos horas.»
c) «(…) pero añoro / siento la falta de / noto la falta de las cartas de toda la vida (…)»
d) «“(…) ¿no crees que ya es hora de que te cortes el pelo?”».
e) «Está lloviendo mucho / muchísimo / intensamente / con mucha fuerza, así que creo que esta tarde no saldré (…)»
4 15
Escreve um texto no qual explica, adequadamente, a razão pela qual o neto será sempre «Carlitos» para a avó, demonstrando ter compreendido o significado. Escreve, geralmente, com correção linguística. 15
Escreve um texto no qual explica, superficialmente, a razão pela qual o neto será sempre «Carlitos» para a avó, demonstrando ter compreendido parcialmente o significado. Pode escrever com alguma incorreção linguística. 10
Escreve um texto no qual explica, de forma pouco adequada, a razão pela qual o neto será sempre «Carlitos» para a avó, demonstrando alguma dificuldade na interpretação. Pode escrever com pouca correção linguística. 5
R. A través del diminutivo, la abuela expresa el inmenso afecto que siente por su nieto. Por más que los años pasen y Carlitos se haga mayor, la abuela siente por él el mismo cariño de cuando era niño.
5 (a) – (4); (b) – (2); (c) – (1). 5
6 10
Escreve 5 formas verbais corretas e adequadas. 10
Escreve 3 ou 4 formas verbais corretas e adequadas. Erra ou omite a(s) outra(s). 7
Escreve 2 formas verbais corretas e adequadas. Erra ou omite as outras. 4
R.

a) – preocupe;

b) – saldría;

c) – prepararían;

d) – venga;

e) – escriba.

7 10
Escreve 6 formas verbais corretas e adequadas. 10
Escreve 4 ou 5 formas verbais corretas e adequadas. Erra ou omite a(s) outra(s). 7
Escreve 2 ou 3 formas verbais corretas e adequadas. Erra ou omite as outras. 4
R.

(a) – Llamé;

(b) – hacía;

(c) – nos veíamos;

(d) – propuse;
(e) – preparamos;

(f) – congelé.

Atividade C

Resposta correta Pontuação
1 20
Escreve um texto no qual explica, adequadamente, a relação entre a imagem e a legenda (a situação contraditória presente num convívio entre amigos em que cada um está isolado a utilizar o telemóvel). O discurso é coerente e coeso. Respeita a extensão indicada. Escreve, geralmente, com correção linguística. As interferências da língua materna são pontuais. 20
Intermédio 14
Escreve um texto no qual explica, de forma pouco adequada, a relação entre a imagem e a legenda. O discurso é pouco coerente e/ou pouco coeso. Pode não respeitar a extensão indicada. Pode escrever com alguma incorreção linguística. As interferências da língua materna são recorrentes. 8
Competência pragmática
Escreve um texto sobre o tema proposto (de acordo com os tópicos dados). O registo é adequado ao contexto e ao destinatário.
Respeita a tipologia textual (narrativa e descritiva) e a estrutura indicadas (introdução, desenvolvimento e conclusão), redigindo um texto no qual narra um episódio revelador da importância da tecnologia.O discurso é coerente e coeso; utiliza adequadamente os conectores textuais que ocorrem com maior frequência.
A informação é ordenada e bem estruturada, transmitindo os dados solicitados.
As funções previstas estão bem definidas (narrar, descrever, valorar, entre outras).

O texto respeita a extensão indicada.

35
Intermédio 28
Escreve um texto sobre o tema proposto (de acordo com os tópicos dados). Pode apresentar alguma incoerência no registo.
Respeita, de forma geral, a tipologia textual e a estrutura indicadas, redigindo um texto no qual narra um episódio revelador da importância da tecnologia.O discurso é coerente, ainda que com recurso a um número limitado de mecanismos de coesão. A informação, embora nem sempre relevante, está articulada de maneira linear.
Algumas funções previstas nem sempre estão bem definidas.
O texto pode não respeitar a extensão indicada.
 21
Intermédio 14
Escreve um texto no qual se refere superficialmente ao tema proposto (de acordo com os tópicos dados). Pode apresentar algumas incorreções no registo.
Pode não respeitar integralmente a tipologia textual e a estrutura indicadas.
O discurso é pouco coerente, com ideias repetidas ou pouco claras, com muitos desvios e repetições.A informação pode não aparecer ordenada, apresentando pormenores pouco ou nada relevantes.
Podem não estar definidas algumas funções previstas.
O texto pode não respeitar a extensão indicada.
 7
Competência Linguístca
Emprega recursos linguísticos adequados para redigir o texto.
Usa, de forma apropriada, os recursos necessários para retomar a informação, sem repetir o que foi dito anteriormente, assim como os elementos de relação (preposições e conjunções), os pronomes e os advérbios.
Utiliza com correção o léxico adequado ao nível de referência.
Revela geralmente bom domínio gramatical.
Revela geralmente bom domínio da ortografia e da pontuação.
As interferências da língua materna são pontuais, revelando-se apenas em estruturas de uso menos frequente.
25
Intermédio 20
Emprega recursos linguísticos suficientes para redigir o texto.
Usa os recursos suficientes para retomar a informação, embora com algumas repetições. Utiliza um léxico pouco variado, mas consegue suprir algumas limitações com recurso a circunlocuções e a outras estratégias de substituição.
O controlo gramatical é suficiente para o nível de referência.
Revela um domínio suficiente da ortografia e da pontuação.
As interferências da língua materna são notórias.
15
Intermédio 10
Emprega recursos linguísticos básicos, com padrões frásicos elementares. Não faz um uso adequado dos recursos para retomar a informação.
Utiliza um repertório vocabular limitado e repetitivo.
O controlo gramatical é insuficiente, revelando erros sintáticos e morfológicos. Os erros ortográficos são recorrentes e a pontuação nem sempre é adequada. As interferências da língua materna são frequentes e sistemáticas.
5

FRANCÊS 11º ANO

O 11º ano voltou às salas de aula para a Prova Final de 11º ano, num exame que juntava toda a aprendizagem reunida desde o início do ensino secundário. Os critérios são pormenorizados aqui. Encontre neste site o enunciado.

Atividade A

Resposta correta Pontuação
1 1 – (B); 2 – (E); 3 – (D). 5
2 1 – (C); 2 – (B); 3 – (E). 5
3 15
Seleciona as seis ou cinco palavras corretas que permitem completar o texto. 15
Seleciona quatro ou três palavras corretas que permitem completar o texto. 10
Seleciona apenas duas palavras corretas que permitem completar o texto. 5
R. a) 4; b) 3; c) 3; d) 1; e) 2; f) 2.
4 15
Escreve uma frase, indicando uma boa prática ecológica e respeitando os dois constrangimentos impostos. Escreve com correção linguística e respeita o número de palavras indicado. 15
Escreve uma frase, indicando uma boa prática ecológica e respeitando os dois constrangimentos impostos. Escreve com incorreções linguísticas não impeditivas da compreensão. Pode não respeitar o número de palavras indicado.
OUEscreve uma frase, indicando uma boa prática ecológica e respeitando um dos constrangimentos impostos. Escreve com correção linguística. Pode não respeitar o número de palavras indicado.
11
Escreve uma frase, indicando uma boa prática ecológica e respeitando um dos constrangimentos impostos. Escreve com incorreções linguísticas não impeditivas da compreensão. Pode não respeitar o número de palavras indicado. 7
Escreve uma frase, indicando uma boa prática ecológica. Não respeita os dois constrangimentos impostos. Escreve com correção linguística. Pode não respeitar o número de palavras indicado. 3
R. Nous devons tous bien trier les déchets pour préserver notre environnement.

Atividade B

Resposta correta Pontuação
1 15
Seleciona as quatro opções corretas. 15
Seleciona três opções corretas. 10
Seleciona apenas duas opções corretas. 5
R. 1.1. (A); 1.2. (C); 1.3. (B); 1.4. (D).
2 10
Indica os dois destinatários referidos no texto. Escreve com correção linguística. Não inclui informação irrelevante. 10
Indica os dois destinatários referidos no texto. Escreve com incorreções linguísticas não impeditivas da compreensão. Não inclui informação irrelevante. 7
Indica apenas um dos destinatários referidos no texto. Escreve com correção linguística. Não inclui informação irrelevante. 4
R. (Les destinataires sont les suivants:) l’ensemble des êtres vivants et les générations futures.
3 15
Completa as frases com seis ou cinco informações adequadas. Não acrescenta elementos irrelevantes. Pode apresentar incorreções de transcrição não impeditivas da compreensão. 15
Completa as frases com quatro ou três informações adequadas. Não acrescenta elementos irrelevantes. Nas restantes informações, quando as apresenta, erra ou acrescenta elementos irrelevantes. Pode apresentar incorreções de transcrição não impeditivas da compreensão. 10
Completa as frases apenas com duas informações adequadas. Não acrescenta elementos irrelevantes. Nas restantes informações, quando as apresenta, erra ou acrescenta elementos irrelevantes. Pode apresentar incorreções de transcrição não impeditivas da compreensão. 5
R. a) révolution (culturelle); b) comportement; c) responsabilités; d) impact (écologique); e) affaire de tous; f) engagements.
4 15
Transcreve do texto as quatro expressões solicitadas. Não acrescenta elementos irrelevantes. Pode apresentar incorreções de transcrição não impeditivas da compreensão. 15
Intermédio 10
Transcreve do texto duas das expressões solicitadas. Não acrescenta elementos irrelevantes. Erra ou omite as restantes. Pode apresentar incorreções de transcrição não impeditivas da compreensão. 5
R. a) Acheter des produits frais (et de saison); b) Choisir les transports en commun; c) Bien isoler les maisons; d) Choisir des équipements plus écologiques
5 10
Reescreve duas vezes as frases apresentadas, respeitando os dois constrangimentos impostos e procedendo corretamente às alterações necessárias. Escreve com correção linguística, embora possa apresentar incorreções de transcrição não impeditivas da compreensão. 10
Intermédio 7
Reescreve apenas uma vez as frases apresentadas, respeitando um dos constrangimentos impostos e procedendo corretamente às alterações necessárias. Escreve com correção linguística, embora possa apresentar incorreções de transcrição não impeditivas da compreensão. 4
R.

a) Comme elles seront multipliées à l’échelle d’un pays, elles contribueront à réduire l’impact des activités humaines sur la planète.

b) Elles seront multipliées à l’échelle d’un pays et, par conséquent, elles contribueront à réduire l’impact des activités humaines sur la planète.

6 15
Explica, por palavras próprias e de forma clara, a frase apresentada. Escreve com correção gramatical e utiliza vocabulário adequado. A ortografia é razoavelmente precisa e a pontuação é adequada. 15
Intermédio 10
Explica, de forma vaga e/ou confusa, a frase apresentada. Recorre a transcrições do texto de partida, embora adequadas ao contexto em que se inserem. Escreve com incorreções gramaticais que não afetam a compreensão global das ideias que quer transmitir. O vocabulário nem sempre é adequado. A ortografia e a pontuação são pouco adequadas. 5
R. Les gestes écologiques de chaque personne sont une excellente occasion pour préserver la Terre.

Atividade C

Resposta correta Pontuação
1
Competência pragmática
Redige um texto claro e direto sobre o tema proposto, adequado ao contexto e ao destinatário, respeitando a matriz discursiva e o formato textual pedido. Estrutura o texto, articulando as ideias de forma coerente e utilizando, com eficácia, mecanismos de coesão. Apresenta as duas ações concretas e os dois argumentos que as sustentam. Respeita os limites de palavras indicados. 50
Intermédio 40
Redige um texto simples sobre o tema proposto, adequado ao contexto e ao destinatário, respeitando a matriz discursiva e o formato textual pedido. Estrutura o texto, embora a organização das ideias nem sempre seja coerente. Utiliza, com alguma eficácia, mecanismos de coesão. Apresenta as duas ações concretas e os dois argumentos que as sustentam. Pode não respeitar os limites de palavras indicados. 30
Intermédio 20
Redige um texto, abordando de forma muito vaga o tema proposto. Expõe as ideias de forma elementar e frequentemente pouco articulada, utilizando predominantemente paráfrases do seu próprio discurso. Pode não respeitar os limites de palavras indicados. 10
Competência linguística

Utiliza recursos linguísticos variados e adequados ao tipo e à temática do texto, que lhe permitem transmitir a informação de forma precisa, embora possa, ocasionalmente, revelar alguma influência da língua materna ao nível da organização sintática, da escolha de vocabulário, da grafia ou da pontuação.

Utiliza vocabulário variado e adequado, podendo suprir algumas limitações com recurso a circunlocuções e a outros mecanismos de substituição. Revela um bom domínio desse vocabulário, embora possam ocorrer escolhas incorretas de palavras.
Evidencia um bom domínio das estruturas e formas gramaticais, não cometendo erros que possam afetar a compreensão.

A ortografia e a pontuação são geralmente precisas.

30
Intermédio 24

Utiliza recursos linguísticos suficientes e, geralmente, adequados ao tipo e à temática do texto, que lhe permitem transmitir a informação com alguma precisão, embora possa revelar alguma influência da língua materna ao nível da organização sintática, da escolha de vocabulário, da grafia ou da pontuação.

Utiliza vocabulário simples, mas suficiente e, geralmente, adequado, podendo suprir algumas limitações com recurso a circunlocuções e a outros mecanismos de substituição. Revela um bom domínio do vocabulário elementar, mas comete alguns erros em estruturas linguísticas mais complexas.

Evidencia um domínio razoável de estruturas e formas gramaticais simples, não cometendo erros que possam afetar a compreensão.
A ortografia e a pontuação são suficientemente precisas, não pondo em causa a inteligibilidade do texto produzido.

 18
Intermédio 12
Utiliza recursos linguísticos limitados e nem sempre adequados ao tipo e à temática do texto, revelando dificuldades na transmissão da informação de forma clara.
Utiliza vocabulário simples, mas limitado, cometendo erros de forma sistemática.
Utiliza, com alguma correção, estruturas simples, cometendo frequentemente alguns erros gramaticais elementares que podem afetar a compreensão.Revela um conhecimento restrito das convenções ortográficas e a pontuação é, frequentemente, inadequada ou insuficiente.
6

INGLÊS 11º ANO

Mais um teste sobre a matéria compreendida pelos alunos do 11º ano ao longo de dois anos. A Prova Final de Inglês pode ser encontrada neste link. Os critérios completos estão aqui.

Atividade A

Resposta correta Pontuação
1 10
Escolhe uma característica e justifica a sua escolha de forma adequada. Pode escrever com incorreções de grafia e de pontuação não impeditivas da compreensão. Respeita os limites de palavras indicados. 10
Escolhe uma característica e justifica a sua escolha de forma adequada. Escreve com incorreções linguísticas não impeditivas da compreensão. Pode não respeitar os limites de palavras indicados. 7
Escolhe uma característica e justifica a sua escolha de forma vaga ou confusa, ainda que globalmente compreensível. Pode escrever com incorreções linguísticas não impeditivas da compreensão. Pode não respeitar os limites de palavras indicados. 4
R. (A) It is important for people to have a place where they can express themselves freely with little interference from other people or institutions.
2 (C); (A); (D); (E); (B). 5
3 10
Completa o texto com as seis palavras/expressões corretas. Caso opte por escrever as palavras/ expressões, pode fazê-lo com incorreções de transcrição não impeditivas da compreensão. 10
Completa o texto com quatro ou cinco palavras/expressões corretas. Caso opte por escrever as palavras/expressões, pode fazê-lo com incorreções de transcrição não impeditivas da compreensão. Erra ou omite a(s) outra(s) palavra(s)/expressão(ões). 7
Completa o texto com duas ou três palavras/expressões corretas. Caso opte por escrever as palavras/expressões, pode fazê-lo com incorreções de transcrição não impeditivas da compreensão. Erra ou omite as outras palavras/expressões. 4
R. a) 4; b) 2; c) 1; d) 3; e) 4; f) 1.
4 10
Completa as quatro frases com as palavras derivadas corretas. Escreve com correção linguística. 10
Completa três frases com as palavras derivadas corretas. Escreve com correção linguística. Erra ou omite a outra palavra. 8
Completa duas frases com as palavras derivadas corretas. Escreve com correção linguística. Erra ou omite as outras palavras. 6
Completa uma frase com a palavra derivada correta. Escreve com correção linguística. Erra ou omite as outras palavras. 4
R. a) unethical; b) thrilling; c) updated; d) ensure (BE) / insure (AmE) / assure.
5 a) – (2); b) – (1); c) – (4). 5

Atividade B

Resposta correta Pontuação
1 (C) 5
2 15
Completa a tabela com cinco ou seis informações de acordo com os parágrafos 1, 2 e 3 e não repete informações dentro de cada subtópico, podendo escrever em forma de nota ou utilizar frases completas. Não inclui informação irrelevante. Pode escrever com incorreções linguísticas não impeditivas da compreensão. 15
Completa a tabela com três ou quatro informações de acordo com os parágrafos 1, 2 e 3 e não repete informações dentro de cada subtópico, podendo escrever em forma de nota ou utilizar frases completas. Não inclui informação irrelevante. Pode escrever com incorreções linguísticas não impeditivas da compreensão. Erra ou omite as outras informações. 10
Completa a tabela com uma ou duas informações de acordo com os parágrafos 1, 2 e 3 e não repete informações dentro de cada subtópico, podendo escrever em forma de nota ou utilizar frases completas. Não inclui informação irrelevante. Pode escrever com incorreções linguísticas não impeditivas da compreensão. Erra ou omite as outras informações. 5
R.

a), b), c) e d) – quatro das seguintes: (financial) scams / computer hacking / virus attacks / identity theft / (setting up) bogus companies.

e) e f) – duas das seguintes: make money / apply for credit cards / cause mischief / pit their skills against the IT systems of governments / get personal information.

3 5 5
4 15
Completa as três frases de acordo com o texto e com correção gramatical. Pode escrever com incorreções de grafia e de pontuação não impeditivas da compreensão. 15
Completa duas frases de acordo com o texto e com correção gramatical. Pode escrever com incorreções de grafia e de pontuação não impeditivas da compreensão. Erra ou omite a outra frase.
OUCompleta as três frases de acordo com o texto. Escreve com incorreções linguísticas não impeditivas da compreensão.
10
Completa uma frase de acordo com o texto e com correção gramatical. Pode escrever com incorreções de grafia e de pontuação não impeditivas da compreensão. Erra ou omite as outras frases.
OUCompleta duas frases de acordo com o texto. Escreve com incorreções linguísticas não impeditivas da compreensão. Erra ou omite a outra frase.
5
R. a) … more common; b) … great importance …; c) … reaction was / … reactions were very negative / surprisingly negative.
5 10
Seleciona as três opções corretas. 10
Seleciona duas opções corretas. Erra ou omite a outra opção. 5
R. 5.1. – (A); 5.2. – (B); 5.3. – (B).
6 10
Explica adequadamente o uso de “However” no contexto. Pode escrever com incorreções linguísticas não impeditivas da compreensão. 10
Explica adequadamente o uso de “However”. Não refere o contexto. Pode escrever com incorreções linguísticas não impeditivas da compreensão. 5
R. In this context, “However” is used to show the contrast between the idea that cybercrime should be tackled and the negative reaction to the proposed treaty.
7 20
Explica adequadamente o sentido das duas expressões/frases no contexto. Pode escrever com incorreções de grafia e de pontuação não impeditivas da compreensão. 20
Explica adequadamente o sentido das duas expressões/frases no contexto. Pode escrever com incorreções linguísticas não impeditivas da compreensão. 15
Explica adequadamente o sentido de uma expressão/frase no contexto. Pode escrever com incorreções de grafia e de pontuação não impeditivas da compreensão. Erra ou omite a outra expressão/frase. 10
Explica adequadamente o sentido de uma expressão/frase no contexto. Pode escrever com incorreções linguísticas não impeditivas da compreensão. Erra ou omite a outra expressão/frase. 5
R. a) An apparently genuine online company turns out to be a scam.
b) A dangerous restriction to the free circulation of information and ideas.

Atividade C

Resposta correta Pontuação
1
Competência pragmática

Escreve um texto sobre o tema apresentado com as características de um texto de opinião. Respeita as instruções dadas, fornecendo a informação solicitada (até que ponto deve a Internet ser um espaço de absoluta liberdade), recorrendo a argumentos válidos para sustentar a sua opinião e respeitando o contexto dos destinatários.

Revela autonomia na utilização do input fornecido pelas Atividades A e B, quando opta por fazê-lo. Utiliza, com eficácia, mecanismos de coesão (como, por exemplo, conjunções, pronomes, advérbios, numerais, concordância nominal e verbal).
Articula as ideias de forma adequada num texto organizado, claro e coerente, por exemplo, demonstrando a relação entre ideias, não introduzindo elementos contraditórios entre si e não se limitando a repetir informação já veiculada.

Respeita os limites de palavras indicados.

50
Intermédio 40

Escreve um texto sobre o tema apresentado com características de um texto de opinião. Respeita as instruções dadas, fornecendo alguma informação solicitada (pelo menos, a referência à Internet como um espaço de absoluta liberdade), recorrendo a alguns argumentos válidos para sustentar a sua opinião e respeitando o contexto dos destinatários.

Revela alguma autonomia na utilização do input fornecido pelas Atividades A e B, quando opta por fazê-lo.
Utiliza, com alguma eficácia, mecanismos de coesão (como, por exemplo, conjunções, pronomes, advérbios, numerais, concordância nominal e verbal).

Articula as ideias, com alguma adequação, num texto coerente, embora constituído por uma sequência linear de informações.
Pode não respeitar os limites de palavras indicados.

30
Intermédio 20
Escreve um texto sobre o tema apresentado com algumas características de um texto de opinião. Aborda o tema de forma genérica, recorrendo a repetições e a pormenores pouco relevantes. Pode não respeitar o contexto dos destinatários.
Pode revelar falta de autonomia na utilização do input fornecido pelas Atividades A e B, limitando-se a reproduzi-lo quando a ele recorre.Utiliza os conectores mais frequentes (por exemplo, “and”, “but” e “because”) para ligar frases simples, mas estrutura deficientemente o texto, podendo revelar alguma incoerência.
Pode não respeitar os limites de palavras indicados.
10
Competência linguística
Utiliza recursos linguísticos variados (revelando alguma complexidade) e adequados ao tipo e à temática do texto, que lhe permitem transmitir a informação de forma precisa.
Pode ainda, ocasionalmente, revelar alguma influência da língua materna, por exemplo, na organização sintática, na escolha de vocabulário, na grafia ou na pontuação.Utiliza vocabulário variado e adequado para se exprimir, podendo suprir algumas lacunas com a ajuda de circunlocuções. Revela, geralmente, bom domínio desse vocabulário, podendo ainda ocorrer alguma confusão e escolha incorreta de palavras em contextos menos usuais.
Revela, geralmente, bom domínio das estruturas e formas gramaticais, não cometendo erros que possam causar incompreensão.

A ortografia é quase sempre precisa.
A pontuação é adequada, podendo ocorrer lapsos esporádicos.

30
Intermédio 24
Utiliza recursos linguísticos suficientes e, geralmente, adequados ao tipo e à temática do texto, que lhe permitem transmitir a informação com alguma precisão.
Pode ainda revelar alguma influência da língua materna, por exemplo, na organização sintática, na escolha de vocabulário, na grafia ou na pontuação.Utiliza vocabulário simples, mas suficiente e, geralmente, adequado para se exprimir, podendo suprir algumas lacunas com a ajuda de circunlocuções. Revela bom domínio do vocabulário elementar, cometendo erros graves apenas quando exprime um pensamento mais complexo.
Utiliza, com correção, estruturas simples, não cometendo de forma sistemática erros gramaticais elementares que causam incompreensão.

A ortografia é suficientemente precisa para não afetar a inteligibilidade do texto. A pontuação é, geralmente, adequada.

18
Intermédio 12
Utiliza recursos linguísticos limitados e nem sempre adequados ao tipo e à temática do texto, recorrendo a padrões frásicos elementares e revelando dificuldades na transmissão de informação de forma clara.
Utiliza vocabulário simples, mas limitado, podendo ocorrer erros.Utiliza, com alguma correção, estruturas simples, mas comete alguns erros gramaticais elementares de forma sistemática, sem que isso impeça a compreensão global da mensagem.
Revela algum conhecimento das convenções ortográficas.
A pontuação é, frequentemente, inadequada ou insuficiente.
6