As estações do Metropolitano de Lisboa estão hoje fechadas devido a uma greve de 24 horas que os trabalhadores estão a cumprir contra a subconcessão e reestruturação da empresa.

A circulação de comboios do Metropolitano de Lisboa já foi suspensa na quinta-feira às 23h20, estando previsto que seja retomada às 06h30 de sábado.

A greve, a oitava realizada este ano, pretende protestar contra a subconcessão da empresa, já atribuída pelo Governo à empresa espanhola Avanza, e contra a prevista dispensa de trabalhadores.

O tribunal arbitral do Conselho Económico e Social (CES) não decretou serviços mínimos para a circulação de composições.

Em contrapartida, o acórdão obrigou os trabalhadores a assegurarem os serviços necessários à segurança e manutenção do equipamento e das instalações.

O tribunal justifica a decisão com o facto de existirem em Lisboa meios de transporte alternativos ao Metropolitano e de não haver coincidência de outras greves nos transportes na mesma área geográfica.

A rodoviária Carris anunciou o reforço de algumas das carreiras de autocarros entre as 06:30 e as 21:00 de hoje, nomeadamente a 726 (Sapadores – Pontinha Centro), a 736 (Cais do Sodré — Odivelas, Bairro Dr. Lima Pimentel), a 744 (Marquês de Pombal — Moscavide, Quinta das Laranjeiras) e a 746 (Marquês de Pombal – Estação Damaia).

O Governo atribuiu na sexta-feira passada a subconcessão do Metropolitano de Lisboa (assim como da rodoviária Carris) ao grupo espanhol de transportes urbanos Avanza, cuja assinatura do contrato tem como data de assinatura de referência 15 de julho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR