Quasi Modo tem dez anos e foi considerado o cão mais feio do mundo. Nasceu com uma deficiência na espinal medula, que é demasiado grande para o corpo do animal, o que lhe traz muitas complicações de saúde. O rafeiro é frequentemente comparado a uma hiena ou a um diabo da Tasmânia, diz a BBC.

A decisão foi tomada durante o Concurso do Cão Mais Feio do Mundo, que aconteceu na última sexta-feira em Petaluma, na Califórnia (Estados Unidos) e que contou com 500 pessoas no público. Os jurados avaliaram os cães inscritos em quatro aspetos diferentes: primeira impressão, “falta de beleza” natural, personalidade e impressão do público. Na verdade, este é o único concurso nos Estados Unidos que premeia a falta de beleza entre os muitos eventos do género que acontecem no país e também um pouco por todo o mundo. Os concursos caninos privilegiam outros aspetos.

“Não nos interessa a linhagem”, garante a diretora do evento, Karen Spencer. A tónica está mesmo na beleza interior e na personalidade que o animal demonstra. E o objetivo é “aplaudir a imperfeição e criar consciência sobre a adoção”, que nada pode ter a ver com o aspeto exterior, explica a CNN.

Tendo isso em conta, um outro prémio é entregue neste concurso: Prémio Espírito, que sublinha o caráter e a personalidade do cão.

Quasi Modo foi adotado por um dos veterinários que o assistiu quando encontrou o cão doente num refúgio, depois de ser abandonado. Embora tenha algumas dificuldades, gosta de “brincar, correr e viver a vida ao máximo”, pode ler-se na biografia enviada pelo dono. “Tornei-me um embaixador para ensinar às pessoas o valor da aceitação e tolerância perante aquilo que é diferente”, prossegue.

Qualquer cão pode estar inscrito no concurso, diz o site do Sonoma-Marin Fair, um parque de eventos californiano. Os donos têm de enviar um documento do médico veterinário que prova a saúde do animal e as vacinas em dia, uma fotografia de alta resolução do cão e um pagamento de dez dólares. Até 25 de junho, data limite da inscrição, o concurso recebeu 27 entradas.

Quasi Modo ganhou 1500 dólares e a vencedora do Prémio Espírito – a chihuahua Precious, com oito anos, que tinha um problema nos sacos lacrimais – pode ir com a dona a um veterinário especializado tratar do problema de saúde que tem.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR