Agosto tem tanto de praia como de piscina. É sinónimo de diversão mas também de complexos. Sejam as ancas, peito, ombros ou barriga, existem sempre zonas do corpo que diminuem a nossa autoconfiança e chegam a não nos deixar viver de forma plena. “Na realidade, existe um grande número de mulheres que se recusam ir à praia ou à piscina com medo de se expor, de mostrar aquilo que consideram defeitos”, confessam Pedro Crispim e Raquel Prates, dois nomes ligados à moda que decidiram lançar Do Chinelo ao Salto Alto, um livro onde, entre capítulos sobre cabelo, maquilhagem e estilo, dedicam um tema à peça mais in do verão.
Com a ajuda das ilustrações e escolhas do Observador, conheça a peça mais adequada a cada tipo de corpo e que, segundo os autores, vai valorizar as suas caraterísticas físicas para que se sinta bem consigo mesma:
Se tem as ancas estreitas e os ombros mais largos, use e abuse das cuecas baixas, do tipo tanga, com laços na lateral ou aplicações. Aposte em estampados ou riscas horizontais de cores claras porque vão dar a ilusão de que as ancas são maiores. Se ainda tiver o peito grande, opte por partes de cima com as alças largas e direitas em cores escuras e lisas, uma vez que disfarçam a largura dos ombros e dão a ilusão de um peito mais pequeno.
Se tem os ombros/ancas com a mesma largura e a cintura mais estreita, temos boas notícias: pode usar e abusar de todo o tipo de biquínis. Prefira os que têm a mesma cor na parte de cima e na parte de baixo. Mas atenção: a parte de baixo deve ter a lateral larga para não aumentar o volume das ancas.
Ancas mais largas do que os ombros? Esta é para si. Quanto às ancas é melhor não usar biquínis muito apertados. Opte antes por modelos com a faixa lateral larga e com cores escuras que ajudam a disfarçar o facto de as ancas serem mais largas. Se tem o peito pequeno, os caicai dão a ilusão de o peito e os ombros serem maiores, o que torna o tamanho das ancas mais proporcional ao resto do corpo.
Os triquínis são ideais para quem tem as ancas da mesma largura dos ombros, a cintura fina ou o peito pequeno, uma vez que dão a sensação de curvas harmoniosas no corpo. Se não tem uma cintura muito definida e curvilínea, use e abuse desta peça em que o top e as cuecas estão unidas mas de uma forma mais subtil do que no tradicional fato de banho.
Se tem a barriga proeminente, os fatos de banho são a melhor opção. Estes disfarçam muito bem a gordura a mais, uma vez que dão a ilusão de que se é mais esguia, apesar de não alisarem completamente a barriga.
Texto editado por Ana Dias Ferreira.