Tirar boas fotografias através de uma janela não é tarefa fácil. Sobretudo quando há um reflexo sempre pronto para nos estragar a foto.
Foi a pensar nestas situações que a Google e o Massachusetts Institute of Technology (MIT) desenvolveram um novo algoritmo capaz de separar a imagem em duas camadas. De acordo com o jornal espanhol ABC, o programa analisa os vários elementos que compõem a fotografia, permitindo depois criar uma imagem perfeitamente nítida e sem reflexos, através da desconstrução da imagem em duas camadas: uma com a própria fotografia e outra com o reflexo.
Este algoritmo pode ainda ter outras aplicações. O vídeo explicativo desta nova tecnologia exemplifica como o algoritmo é capaz de remover outros obstáculos que apareçam na fotografia, tais como gradeamentos, gotas de água, entre outros.
Atualmente, o programa ainda não foi disponibilizado ao público. Mas os investigadores do MIT explicam que, como o processo é “automático”, pode “ser utilizado em dispositivos móveis”. Assim, as fotografias com reflexos poderão, muito em breve, ser coisa do passado.