O ditado diz “quem não arrisca não petisca”, mas no caso destas minipizzas fechadas apetece formulá-lo ao contrário: quem não petisca, não arrisca a deliciar-se com vários sabores mediterrânicos, combinados numa simples mas reconfortante receita caseira.

Consta que a pizza calzone nasceu no sul de Itália, na região de Puglia, onde se faz uma versão frita conhecida por panzerotto. Os recheios podem ser os mais variados, a somar quase sempre ao molho de tomate e ao queijo. Aqui, usei chouriço, milho, ananás e pimento vermelho (fiquei desconsolada por não ter azeitonas pretas na despensa) e fiz batota na massa: usei uma espécie de massa de empada, que não precisa de levedar. Daí chamar-lhes ‘fingidas’.

Um petisco para saborear por estes dias, de preferência ao ar livre, e em que o único risco que poderá correr é o de pedirem mais no final.

minicalzones_3_bx

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mini calzoni fingidas

Serve cerca de 8

Para a massa:
250 g de farinha de espelta*
1 ovo M
50 g de água
40 g de azeite
1 boa pitada de sal
1 ovo batido para pincelar

Para o recheio:
250 ml de molho de tomate, de preferência caseiro
½ chouriço partido em cubos
½ pimento vermelho partido em cubos
1 lata pequena de milho
3 rodelas de ananás ou abacaxi
100 g de queijo flamengo, mozzarella, ou outro que derreta bem
Óregãos secos q.b.

Pré-aqueça o forno nos 190º.
Coloque a farinha e o sal numa taça.
Junte o ovo, a água e o azeite e misture tudo com as mãos. Amasse só até obter uma bola lisa e uniforme.
Enfarinhe a superfície de trabalho e vá esticando pedaços de massa com o rolo (esticar toda de uma vez exige muito espaço e demasiado esforço!), até ficar com uma espessura de 2 a 3 mm. Recorte círculos com cerca de 14 cm de diâmetro e coloque-os em tabuleiros antiaderentes ou forrados com papel vegetal. Espalhe duas colheres de sopa de molho de tomate numa das metades de cada círculo (sem que o molho vá até ao rebordo da massa) e distribua os ingredientes, colocando-os por cima do molho, pela mesma ordem que seguiria numa pizza convencional. Dobre cada círculo, tapando o recheio e unindo os rebordos com a ajuda de um garfo. Pincele com ovo batido e leve ao forno durante cerca de 20 minutos. As pizzas podem servir de lanche a meio da tarde, ou até de refeição leve, acompanhadas de uma boa salada.

*A espelta é um cereal próximo do trigo mas nutricionalmente mais rico do que este. Encontra-se à venda nas lojas de produtos biológicos e também nos hipermercados, na zona da alimentação saudável.