A economia da zona euro cresceu 0,4% no segundo trimestre face aos três meses anteriores, avançou esta terça-feira o Eurostat numa nova estimativa que revê em alta o crescimento de 0,3% anteriormente estimado. O crescimento em Portugal, medido pelo Eurostat, registou o mesmo ritmo que a zona euro não só na comparação em cadeia mas, também, na comparação com o período homólogo (1,5%).

O crescimento de 0,4% corresponde a um abrandamento face aos 0,5% que foram reportados para o primeiro trimestre, pelo que se verifica uma desaceleração da expansão económica na zona euro – ainda que não pronunciada como se temia quando, na primeira estimativa, o Eurostat apontou para um crescimento de 0,3%.

Os 19 países da zona euro cresceram 0,4% no segundo trimestre, em média ponderada, e essa taxa de crescimento é a mesma que a da União Europeia, a 28. Contudo, na comparação homóloga, o crescimento de 1,5% da zona euro fica abaixo dos 1,9% da União Europeia como um todo.

Malta e Espanha estão em destaque pela positiva na zona euro, com crescimentos de 1,1% e 1%, respetivamente, ao passo que França teve um crescimento nulo na comparação com o trimestre anterior.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

eurostat

Fonte: Eurostat. Dados de Irlanda e Luxemburgo não disponíveis

O crescimento do PIB deveu-se, sobretudo, às exportações, que contribuíram com 0,3 pontos percentuais para o crescimento trimestral. “A desvalorização do euro nos últimos dois trimestres certamente terá ajudado”, escreve Teunis Brosens, economista do ING, em nota enviada ao Observador.

“Globalmente falando, os números mostram que a economia da zona euro prossegue a recuperação moderada no segundo trimestre”, escreve o economista, notando, contudo, que “os riscos continuam a pender para o lado negativo, como reconheceu o próprio Mario Draghi”, presidente do BCE, na quinta-feira.