Uma cidade histórica, onde se mistura a tradição com a modernidade, Berlim é o sítio perfeito para uns dias entre museus, bons restaurantes, avenidas elegantes, lojas ecléticas e marcos do passado. Uma metrópole vibrante onde hoje em dia se ditam as principais tendências.

Um hotel

O 25 hours Bikini Hotel, o boutique hotel do momento. Localizado em Berlim Ocidental, mistura um ar jovial e fresco — com grandes paredes envidraçadas viradas para o parque de Tiergarten — com peças de mobiliário vintage e bicicletas penduradas no teto. Budapester Strasse, 40. Quarto duplo a partir de 150 euros. 

Bikini Hotel

O Bikini Hotel. © Stephan Lemke for 25hours Hotels

Um bairro

Em tempos um simples bairro operário em Berlim Leste, Prenzlauer Berg transformou-se, desde a queda do muro, numa das zonas mais na moda da cidade, cheia de restaurantes, pubs, galerias de arte e muitas lojas. Quase tudo se passa à volta da Kollwitzplatz, especialmente no verão, quando turistas e locais enchem as esplanadas da praça. Husemannstrasse e Oderberger Strasse são duas das ruas mais bem preservadas da zona.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

preulzberg 1

Muitos dos pubs e restaurantes do bairro invadem os passeios com as suas esplanadas. © Catarina Serra Lopes

Um museu

O Judisches Museum. Para além de ser uma obra fantástica do arquiteto Daniel Libeskind, tem uma exposição muito boa — e bastante emotiva — sobre toda a história germano-judaica ao longo dos séculos. Lindenstrasse, 9-14. Aberto todos os dias das 10h00 às 20h00 (às segundas-feiras o horário extende-se até às 22h00). Preço do bilhete: 8 euros.

museu judaico 1

O Museu Judeu. © Jens Ziehe/Jüdisches Museum Berlin

Um restaurante

O Lutter and Wegner, junto à Gendarmenmarkt, uma das praças mais bonitas da cidade. Aberto ao público desde 1811, tem a fama de ter o melhor wiener schnitzel de Berlim, que mais não é do que bife panado com salada de batata. Charlottenstr. 56, Mitte. Aberto de terça a domingo das 18h00 às 01h30.

restaurante

O restaurante é um dos restaurantes mais antigos de Berlim. © Catarina Serra Lopes

Uma igreja

A Kaiser-Wilhelm, em Berlim Ocidental, é um dos símbolos mais impressionantes da cidade. Bombardeada em 1943, as ruínas da sua torre permanecem até hoje de pé como memória da guerra. Ao longo dos anos, à sua volta foram sendo construídos vários edifícios espelhados, num claro jogo de contrastes. Quase em frente fica o Bikini Berlim, um espaço que concentra várias lojas de designers locais e não só. Breitscheidplatz, Charlottenburg. A igreja está aberta diariamente das 09h00 às 19h00. 

Kaiser-Wilhelm

© Catarina Serra Lopes

Como ir:
A Easy Jet voa de Lisboa para Berlim com tarifas a partir dos 100 euros, ida e volta. A Ryanair voa do Porto para Berlim pelo mesmo valor.