789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Sondagens do dia: Coligação perto da maioria

Este artigo tem mais de 5 anos

A sondagem da RTP coloca a coligação Portugal à Frente perto da maioria com 42% das intenções de voto, contra os 35% do PS. No estudo da Intercampus a diferença entre os dois diminuiu.

i

Gerardo Santos

Gerardo Santos

Duas sondagens, dois cenários diferentes. O estudo da Universidade Católica para a RTP dá 42% à coligação Portugal à Frente e uma vantagem de 7 pontos percentuais face aos socialistas – com 35% . Com estes resultados, Pedro Passos Coelho e Paulo Portas ficariam perto da maioria. Já na tracking poll da Intercampus para a TVI/TSF e Público a vantagem de PSD e CDS é de 4,7 pontos, inferior à registada na quinta-feira.

Também existem diferenças significativas quanto ao número de indecisos: se no estudo da Católica esse valor fica-se pelos 25% – uma descida de 3 pontos percentuais face ao dia anterior -, na sondagem da Intercampus esses números atingem um valor recorde: 22,2% dos portugueses não sabem em quem vão votar no dia 4 de outubro.

O que diz sondagem da RTP?

Os resultados do estudo da Universidade Católica para a RTP mostram as duas principais forças políticas a subirem nas sondagens, ambas com um crescimento de 1 ponto percentual nas intenções de voto. A coligação está com 42%, enquanto o PS apresenta 35%.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Neste estudo, destaque também para a descida da CDU, que caiu dos 9 para os 8%. Já o Bloco de Esquerda manteve 7% nas intenções de voto dos portugueses.

Em relação aos outros partidos a fatia também se manteve inalterada: 4% dos portugueses ouvidos pela Universidade Católica não vão votar nos partidos com representação parlamentar.

E a sondagem da TVI?

Já o estudo da Intercampus para a TVI/TSF e Público dão as duas forças políticas a descerem nas intenções de voto – com a coligação Portugal à Frente a perder terreno para o PS. Precisamente o cenário oposto ao da sondagem da Católica. A diferença está agora em 4,7%, ao contrário do que acontecia na quinta-feira, altura em que a diferença estava já na casa dos 5 pontos percentuais.

Apesar de estarem a recuperar terreno, os socialistas mantêm a tendência negativa: na quinta-feira, o PS conseguiu 32,9% nas intenções de voto, desta vez ficou-se pelos 32,3%.

A coligação tem estabilizado na casa dos 37%-38%. De acordo com esta sondagem, no entanto, Pedro Passos Coelho e Paulo Portas têm uma descida mais significativa: de 37,9% passaram para 37%, menos nove décimas.

Destaque também para o número recorde de indecisos na sondagem da TVI: 22,2% dos portugueses ouvidos pela Intercampus não sabem em quem vão votar.

A CDU consegue uma subida de 1,4 pontos percentuais, estando agora com 9,2% nas intenções de voto. O Bloco de Esquerda, que tem vindo sempre a subir nesta semana, mantém a tendência e consegue agora 6,1%.

Há ainda 5,4% de portugueses que dizem que vão votar noutros partidos. Este valor também aumentou: na quinta-feira era de 4,5%.

O estudo da Universidade Católica foi feito com uma amostra de 1.027 entrevistas, com uma taxa de resposta de 61% e uma margem de erro 3,1%. Já na sondagem da Intercampus, a mostra foi de 1.024 inquéritos, uma taxa de resposta 59,5% e uma margem de erro de 3,1%

Na outra sondagem divulgada esta sexta-feira (Eurosondagem/SIC/Expresso), o PS surgia à frente da coligação com 36% contra 35,5%. Esta sondagem mostrava as duas forças políticas a subirem nas intenções de voto, mas a ritmos diferentes: os partidos da coligação a avançarem mais depressa, socialistas a um ritmo mais modesto – de acordo com este estudo, as duas forças estão agora separadas por meio ponto percentual.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora