Pergunte-se a alguém de que é que essa pessoa gosta mais no outono e há fortes probabilidades de ela responder de uma das seguintes formas:

  • a) As cores e as folhas no chão.
  • b) Castanhas assadas.
  • c) Não há nada para gostar.

Apesar da valia poética da primeira hipótese e do cheiro agradável da segunda, a terceira é mesmo capaz de ser a mais consensual. É fácil não gostar do outono: não só vem a seguir ao verão, que para boa parte da população significa sumos e descanso, como geralmente traz consigo algum frio e chuva, dias mais curtos, estimula as primeiras constipações e dores de garganta e obriga a desenterrar a roupa mais fria dos confins do armário, roupa essa que, ainda por cima, parece apertada e desconfortável, quando comparada com o que se vestiu até aí.

Só que por baixo desta aparente manta de defeitos esconde-se uma estação que é pródiga em argumentos a seu favor. Não só ao nível da alimentação — os produtos de época estimulam a criatividade de chefs e cozinheiros amadores — como dos hábitos que promove e permite. Tudo somado, há (pelo menos) 25 razões para dar as boas-vindas ao outono com um sorriso nos lábios. E estão todas na fotogaleria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR