Em junho, o jornal britânico The Guardian divulgou, segundo um estudo publicado no International Journal of Clinical Practice, que os tornozelos, os calcanhares e os gémeos sofrem com o uso excessivo de saltos altos. E mais: os saltos podem mesmo alterar o equilíbrio muscular ao redor da articulação do tornozelo e causar problemas de instabilidade, para além de mudarem a posição natural do pé, o que, eventualmente, vai acabar por perturbar a coluna vertebral.
Todas as mulheres sabem que há riscos num tacão elevado — as dores estão cá para nos lembrar disso — mas, mesmo assim, não deixamos de usar saltos altos e de nos sentir confiantes com aqueles centímetros extra de altura. Falámos com Luís Teixeira, cirurgião ortopédico e fundador do Spine Center, o primeiro centro especializado em cirurgia da coluna, que nos deu algumas dicas e conselhos preciosos.
O que tem de saber se quer mesmo continuar a usar saltos
- Os saltos têm de dar estabilidade ao pé para evitar quedas. Isso significa que não podem ser muito altos — até três/quatro centímetros, aproximadamente.
- Têm de corresponder ao número correto — nem acima, nem abaixo — para que o sapato não fique apertado nem folgado.
- Há exercícios para os pés que são importantes para quem usa saltos altos diariamente, como os alongamentos isquiotibiais (da perna) que vão prevenir cãibras, inchaços e dores.
- Escolha modelos que sejam menos prejudiciais, como os saltos mais largos. Os saltos agulha forçam uma maior pressão sobre os calcanhares.
- Quando estiver sentada, descalce-se e apoie os pés no chão para aliviar a coluna.
Apesar destes conselhos, Luís Teixeira não deixa de reforçar os perigos:
“O sapato com salto alto altera a maneira como a mulher anda. Este tipo de calçado força levemente a cabeça para a frente e os ombros para trás. A mudança, aparentemente pequena, causa uma angulação diferente na coluna e os resultados podem ser dores no calcanhar, tornozelos, joelhos ou vértebras.”
Se já as tem, ou se sofre de dores na coluna, não tem mesmo outro remédio: diga adeus aos saltos altos de vez. Para ajudar nesta transição, escolhemos 10 sugestões que lhe vão provar que, mesmo sem saltos, os seus pés vão estar na moda.