O running está muito na moda, e fazer uma corridinha é, hoje em dia, uma atividade cada vez mais comum. Mas quem não é fã deste desporto, ou simplesmente não tem uma preparação física que lhe permite correr, tem agora uma alternativa: o walkim.
Esta nova prática é descrita no jornal El Mundo, que o aborda a propósito do livro “Não corras, caminha”, de Álex Walk, publicado em Espanha em setembro deste ano. O El Mundo explica de que se trata este desporto: de fazer caminhadas com a ajuda de dois “bastões”, que se assemelham aos utilizados pelos praticantes de ski.
Publicado por Sol Moreiro em Domingo, 13 de Setembro de 2015
O desporto segue as pisadas do “walking” nórdico, uma modalidade que nasceu na Finlândia como método de treino para que os praticantes de ski se pudessem exercitar durante o verão, quando a neve é inexistente. Mas há diferenças nesta variante, como explica no livro:
A grande diferença está no facto do walking nórdico exigir movimentos forçados, difíceis de fazer. O walkim, por outro lado, consiste em caminhar de forma natural (…) sem forçar movimentos. É uma caminhada normal, apenas tem dois paus que nos ajudam a avançar.
Os tais paus, ou bastões, são, portanto, “elementos de impulsão e amortecimento no andar”. Só em “momentos excecionais”, explica o autor do livro, “são utilizados como apoio, ou na manutenção do equilíbrio”. O seu uso é outro, e os benefícios são grandes: estas ferramentas permitem trabalhar todos os músculos, já que permitem o exercício quer da parte superior, quer da parte inferior do corpo. O que não acontece nas caminhadas normais, onde não se trabalham os músculos dos braços, por exemplo.
A lista de benefícios, relatada pelo El Mundo, é grande.
Benefícios mentais
- Reduz os níveis de stress
- Potencia os níveis de criatividade
- Melhora o humor
- Elimina tensões
Benefícios físicos
- Fortalece os músculos das pernas, braços e o coração
- Previne e protege a compressão excessiva das articulações
- Melhora a circulação do sangue
- Regula o sistema endócrino
- Melhora a postura e beneficia a coluna
- Fortalece o metabolismo ósseo
- Melhora a tonificação muscular
- Melhora a capacidade respiratória
- Reduz o excesso de peso