Rádio Observador

Marketing

Quando a guerra obrigava a propaganda. 33 cartazes de 1918 a 1945

123

O Tio Sam a chamar os americanos para a guerra, o "Keep Calm" de Winston Churchill, as caricaturas que ridicularizam os japoneses. A propaganda de guerra conta a nossa história recente.

Foi com a Revolução Industrial que as instituições perceberam a importância de uma comunicação eficaz. Na altura, a produção começou a ser maior que à procura – à conta da diminuição do poder de compra – e portanto a persuasão ganhou um papel importante na conquista de novos clientes.

Nasceu o marketing, com as estratégias de venda e comunicação que vieram a evoluir e a tornar-se num departamento importante para o sucesso das empresas. Mas também das guerras. Os partidos políticos – e os governos em particular – perceberam que podiam conquistar o apoio da população se construíssem mecanismos de fidelização e transmissão das mensagens.

Isso foi válido durante a I Guerra Mundial, mas foi já no segundo maior conflito do mundo que as mensagens (e a imagética a elas associadas) se tornaram mais trabalhadas, requintadas e eficazes. A motivação era algo que as forças dos dois lados da barricada queriam manter, não só para garantir financiamento, como para estarem certos de que toda a nação se movia em função do mesmo fim.

Há milhares de exemplos da propaganda montada durante a I e II Guerras Mundiais. No Observador mostramos-lhe 33. Explore a fotogaleria.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: mlferreira@observador.pt
Marketing

Marketing é filosofia. E da boa

Fernando Pinto Santos

O marketing é uma filosofia de gestão baseada num foco nos mercados e na criação de valor, surgiu como alternativa a uma filosofia centrada na produção e não orientada para os consumidores.

Inovação

A energia dos millennials

Rui Assis

A geração millennial é exigente e quer conveniência, simplicidade e rapidez. Mas estarão as empresas preparadas para responder e conquistar esta geração de consumidores? Talvez ainda falte algo.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)