Um foco de violência numa base da ONU que alberga civis no Sudão do Sul fez pelo menos sete mortos e 40 feridos, disse hoje o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.

As sete pessoas deslocadas que foram mortas viviam na base situada na cidade de Malakal, no nordeste do país, onde irromperam durante a noite confrontos entre as comunidades étnicas Dinka e Shilluk, que prosseguiram durante o dia de hoje, precisou.

Ban Ki-moon condenou os incidentes e expressou preocupação relativamente ao aumento da violência étnica no conflito que dura há mais de dois anos.

Segundo comunicado lido pelo seu porta-voz, o responsável advertiu “todas as partes contra a instigação de disputas étnicas” e exortou-as “a abster-se de quaisquer atos ou declarações que possam fazer escalar ainda mais a situação”.

Recordou igualmente todas as partes de que ataques em instalações de missões de manutenção da paz da ONU podem constituir crime e instou-as a aplicarem o acordo de paz assinado em agosto passado.

Os confrontos continuaram no Sudão do Sul apesar do acordo de paz, milhares de pessoas morreram e mais de 2,3 milhões estão deslocadas.

Quase 200.000 civis procuraram refúgio nos oito complexos da missão das Nações Unidas no Sudão do Sul desde que o conflito começou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR