Marco Rubio venceu as eleições primárias em Porto Rico com 73,8% dos votos. O candidato republicano de origem cubana ficou assim com todos os 23 delegados da ilha caribenha, com Donald Trump a garantir apenas 13,6%, em segundo lugar.

Estes bons resultados podem ser ainda insuficientes para que Rubio — que ainda só tinha vencido no estado do Minnesota — se afirme como o candidato republicano que irá disputar as eleições presidenciais de 2016 com o candidato democrata, que tudo indica que será Hillary Clinton, daqui a oito meses. No campo republicano, Trump continua à frente na corrida, mas a distância em relação a Ted Cruz foi encurtada após a vitória de Cruz nos caucus realizados este sábado no Kansas e no Maine. Trump venceu no Louisiana e no Kentucky, mas com uma margem mínima em relação a Cruz.

O candidato republicano à Casa Branca precisa de reunir 1.237 delegados para garantir a nomeação e mesmo com os resultados de Porto Rico, Rubio está ainda muito longe dessa meta — tem 151, contra 384 de Trump e 300 de Cruz.