As autoridades aeronáuticas de Moçambique entregaram, esta segunda-feira em Maputo, a um grupo de peritos malaios uma peça encontrada a sul de Moçambique, que pode pertencer ao avião da Malaysia Airlines desaparecido há dois anos. O presidente do Instituto de Aviação Civil de Moçambique (IACM) disse à Lusa que a peça, encontrada por um turista norte-americano há uma semana na zona de Vilanculos, província de Inhambane, vai seguir agora para análises na Austrália.

“Ainda é prematuro estabelecer uma ligação entre a peça e o avião desaparecido, mas há fortes probabilidades de pertencer àquela aeronave”, comentou João Abreu, referindo-se ao Boeing 777 que desapareceu a 8 de março de 2014, quando fazia a rota entre Kuala Lumpur e Pequim com 239 pessoas a bordo.

A peça foi entregue esta manhã aos três peritos, que representam a autoridade de aviação civil da Malária, a companhia aérea e a entidade de investigação ao desaparecimento do voo MH370.

“Logo que chegarem a alguma conclusão, seremos informados”, acrescentou o presidente do IACM, que esteve hoje reunido quatro horas com os três enviados da Malásia.

O objeto, encontrado no banco de areia de Palumo, contém uma inscrição (“no step”), sugerindo tratar-se de uma parte de um estabilizador horizontal da cauda de uma aeronave.

Em julho de 2015, um fragmento de uma asa de avião foi encontrado na Reunião, a leste de Madagáscar, o único vestígio confirmado do avião da Malaysia Airlines descoberto até ao momento.

Em declarações anteriores à Lusa, o presidente do IACM considerou não fazer sentido iniciar buscas por mais vestígios na costa de Moçambique, “sem informações exatas sobre aquela peça”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Uma associação de familiares dos passageiros desaparecidos no voo MH370 pediu na quinta-feira que sejam iniciadas buscas exaustivas na costa da África oriental, depois da descoberta em Moçambique.

Na terça-feira cumprem-se dois anos exatos desde o desaparecimento do voo MH370, que, a 08 de março de 2014, se desviou da rota por razões desconhecidas.

Os investigadores acreditam que o avião se dirigiu para a zona sudeste do oceano Índico, onde terá caído. O local do acidente nunca foi identificado.