A reunião do Conselho de Estado, a primeira do tempo do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, começou esta quinta-feira com três ausências. Os ex-Presidente Mário Soares e Jorge Sampaio faltaram por motivos de saúde, e o presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, que não compareceu por ter agenda na região autónoma.

Para esta reunião, Marcelo convidou o presidente do BCE, Mario Draghi, que vai abrir a reunião com uma exposição sobre o sistema financeiro e a situação económica na Europa. Depois dos pedidos de esclarecimento a Draghi, os conselheiros podem fazer perguntas. Terminada essa primeira parte da reunião, o presidente do BCE sairá da reunião que prossegue apenas com os conselheiros.

Antes de ter começado o encontro, o Presidente juntou num almoço do Palácio de Belém Draghi, o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, o primeiro-ministro, António Costa, e também o ministro das finanças, Mário Centeno.

Depois do almoço, Marcelo deu posse aos cinco conselheiros de Estado indicados por si (António Guterres, Eduardo Lourenço, Marques Mendes, António Lobo Xavier e Leonor Beleza) e também ao ex-Presidente da República, que se estreia neste órgão consultivo nesta qualidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR