789kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Conselho de Estado

Noticiário

12h.Adiada a votação para Presidente do Parlamento

O Prazo para apresentação de candidaturas foi alargado duas vezes a pedido de PS e PSD. A votação passa das 12:00 para as 15:00. Ainda, Conselho de Estado recebe partidos eleitos no arquipélago.
Legislativas 2024

Chega indica Ventura para o Conselho de Estado

Ventura é o nome escolhido pelo Chega para os nomes que a AR indica para o Conselho de Estado. Regimento prevê método de Hondt e, tendo em conta os deputados eleitos, o partido conseguirá um lugar.
Noticiário

11h. Chega pode aceder a cargos parlamentares

António Pinto Pereira, deputado do Chega, espera que a vontade dos eleitores seja respeitada. Ainda neste jornal, Itália defende que a Europa deve definir uma estratégia unificada contra a Rússia.
Noticiário

9h. António Damásio sai do Conselho de Estado

Cientista nunca entregou declaração de património e rendimentos. É substituído pela maestrina Joana Carneiro. INE desmente Governo no abandono escolar. "Desculpa esfarrapada" de João Costa.
Noticiário

17h. Marcelo deve optar por eleições antecipadas

Conselho de Estado durou apenas meia hora. O Presidente da República deve optar por eleições antecipadas nos Açores a 4 de fevereiro.
Conselho de Estado

Conselho de Estado analisa situação nos Açores 

O Presidente da República decidiu convocar, para esta segunda-feira, uma reunião do Conselho de Estado, no Palácio de Belém, na sequência do chumbo do orçamento regional para 2024.
Noticiário

22h. Açores. PR convoca Conselho de Estado 

Uma decisão que surge na sequência do chumbo do orçamento regional para 2024. Após ouvir os partidos, Marcelo Rebelo de Sousa decidiu convocar o Conselho de Estado para o dia 11 de dezembro.
Crise Política

Balsemão defende "silêncio profundo" sobre CE

Pinto Balsemão acredita que, enquanto membro do Conselho de Estado, deve guardar "silêncio profundo". E defende que divulgação das atas "seria muito mau para o funcionamento da instituição".
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Que tal acabar com o secretismo?

As atas dos Conselho de Estado só serão conhecidas daqui a 3 anos. Ainda assim, há temas dos quais já se vai sabendo. Não seria melhor acabar com o secretismo, ser transparente e publicar as atas?
Crise Política

Chega pede a Marcelo que divulgue atas do CE

Presidente do Chega apelou ao Presidente que divulgue atas do Conselho de Estado, no qual foi abordada a demissão do primeiro-ministro. Em causa está a polémica que envolve Costa e Lobo Xavier.
Noticiário

16h. IL quer clarificar ida da PGR a Belém

O partido vai enviar um conjunto de perguntas ao primeiro-ministro para perceber o propósito da deslocação. Ainda, Chega pede a divulgação excecional da ata do Conselho de Estado.
Noticiário

21h. Costa não esclarece chamada de PGR a Belém

O primeiro-ministro recusou novamente a revelar se e quando pediu a Marcelo para chamar a Belém a procuradora-geral da República e lembrou que há “dever de confidencialidade” no Conselho de Estado.
Crise Política

Albuquerque estragou contas de Marcelo

Costa e Santos Silva defenderam novo Governo do PS, tal como César que ainda deu como argumento o crescimento da extrema-direita. Cavaco Silva votou pela dissolução, Ramalho Eanes contra ela.
Noticiário

15h. Lacerda Machado suspeito de influenciar PM

Procuradores estão convictos de que Diogo Lacerda Machado foi bem-sucedido. Conselheiros começam a chegar ao Palácio de Belém para Conselho de Estado.
Noticiário

7h. Cavaco Silva critica a postura de Costa

Cavaco Silva acredita que "não é normal" um primeiro-ministro ficar em silêncio no Conselho de Estado. Ainda neste jornal, IL leva hoje a debate ao Parlamento nova lei de bases da saúde.
Conselho de Estado

Marcelo: Conselho de Estado é um "termómetro"

O Presidente da República considera que o Conselho de Estado "é um órgão que é um verdadeiro termómetro, porque tem representantes de varias correntes de opinião, do sentir da sociedade portuguesa".
Noticiário

9h. Auto Europa. Produção parada até novembro

Empresa decidiu recorrer a `lay-off´ e assegurar o pagamento de 95% dos salários. Governo admite efeitos negativos no PIB e nas exportações. E, conselheiros de Estado criticam silêncio de Costa.
Conselho de Estado

"Inaceitável". Lobo Xavier critica Costa

Lobo Xavier diz-se revoltado com as declarações de António Costa sobre o seu silêncio no Conselho de Estado, órgão que "não é um grupo de meninos" e "está a ser usado de forma inaceitável".
Noticiário

7h. Marques Mendes: "Silêncio de Costa é anormal"

O antigo líder social-democrata considera que António Costa tinha o dever de falar. Ainda neste jornal, Autoeuropa começa hoje uma paragem da produção.
Noticiário

0h. Marques Mendes: "PM tinha o dever de falar"

No habitual espaço de comentário da SIC, o conselheiro de Estado e antigo líder do PSD deixa críticas ao silêncio do primeiro-ministro, mas recusa dar pormenores sobre o que aconteceu em Belém.
António Costa

Marques Mendes: Costa "tem o dever de dar opinião"

No habitual espaço de comentário, Luís Marques Mendes criticou a decisão do primeiro-ministro de não intervir na última reunião do órgão de consulta do PR. "Deve ficar calado? Acho que não."
Fora do Baralho

Conselho de Estado "pirraça" e a arte de Cavaco

Primeiro-ministro não cumpriu as regras mínimas de urbanidade? Será que sai mesmo a perder? Ainda o "absurdo" do "rebuçadinho-propina" que Costa dá aos jovens e a intervenção do Governo na Autoeuropa
Conselho de Estado

Santos Silva: fugas de informação são "ofensas"

Presidente da Assembleia da República diz que europeias não são teste ao Governo, mas traçou plano para enfrentar possíveis alianças entre direita e extrema-direita e "inutilizá-las".
Conselho de Estado

A novelização do Conselho de Estado

Não será este mais um episódio de desgaste e desespero patrocinado pela direita por não dispor de quadros assertivos, capazes de fazer oposição no local próprio – o Parlamento?
Conselho de Estado

Marcelo: silêncio "não foi contra" o Presidente

Presidente da República diz que Costa esclareceu que silêncio não era contra ele. Sobre fugas de informação, lembra que existiram, pelo menos, nos últimos 20 anos.
Noticiário

20h.CE. PR relativiza o silêncio do PM 

Marcelo Rebelo de Sousa garante que ,apesar da curta duração do Conselho de Estado, os objetivos da reunião foram cumpridos.
Noticiário

19h. Montenegro. Acusações "anedóticas" de Costa

PM deixou recados aos conselheiros que permitem "fugas seletivas ou mentiras" que na imprensa sobre reuniões do Conselho de Estado. Líder do PSD acusa Costa de abrir conflito institucional com PR.
Conselho de Estado

Costa em "conflito institucional" com Marcelo

Montenegro diz que deseja que Governo não esteja "a criar propositadamente, intencionalmente, uma zona de conflito com o Presidente" para tirar "dividendos políticos" devido ao veto na habitação.
Direto ao Assunto

João Soares. "Disparate empecilhos entre PR e PM"

João Soares, ex-ministro socialista desvaloriza a falta de detalhes da reunião do Conselho de Estado: "não se esperava nada". Sobre o silêncio do PM considera "ser obsceno analisar uma especulação".
Noticiário

17h. Conselho de Estado. Costa lamenta "fugas"

"Nunca falei sobre o Conselho de Estado". Foi desta forma que o primeiro-ministro reagiu às declarações do líder do PSD, Luís Montenegro, que acusou Costa de amuar depois de críticas de Marcelo.
Conselho de Estado

Silêncio de Costa foi uma "surpresa"

Antigo ministro da Saúde considera que o episódio do Conselho de Estado é mais um sinal alarmante da relação entre Belém e São Bento.
Contra-Corrente

Belém: Porque é que Costa entra mudo e sai calado

O Conselho de Estado foi mais um ato no teatro da crescente acrimónia entre Belém e São Bento, com a novidade de Costa ter optado pelo silêncio, como se estivesse amuado quando estava era sem resposta
Explicador

Relação entre PR e PM põe em causa o regime?

Pinto Luz fala em silêncio estratégico de Costa e lamenta que a política se esteja a tornar num "circo mediático ligeiro". Adalberto Campos Fernandes admite que relação PM/PR já prejudica instituições
E o vencedor é...

Governados por uma criança mimada que faz birra

Onde está o 'fair play' democrático da criança mimada que fez birra e ficou em silêncio? Vitimização de Costa era dispensável. E que tal repensarmos o secretismo em torno dos Conselhos de Estado?
A História do Dia

Porquê o silêncio de Costa no Conselho de Estado?

O primeiro-ministro respondeu às críticas com o silêncio, enquanto que o Presidente da República falou em “leviandade” na governação. Vão continuar o clima de guerrilha no novo ano político? 
Política

PSD: Costa "amuado" no Conselho de Estado

Líder do PSD comentou postura do primeiro-ministro da reunião desta terça, acusando-o de não apresentar explicações "sobre o que é a sua responsabilidade" no Conselho de Estado por estar amuado.
Direto ao Assunto

"Conselho de Estado vincou a tensão PR/PM"

"Fica patente na escolha dos temas abordados". O politólogo André Azevedo Alves critica ainda aquilo que diz ser uma "nota lacónica" publicada no final da reunião: "os detalhes continuam ocultos".
Noticiário

19h. Conselho de Estado: o que se sabe até agora

Reunião mais rápida do que o costume, comunicado mais lento a ser emitido, Costa em silêncio e recados de Marcelo. Seleção espanhola de futebol feminino tem pela primeira vez uma treinadora.
Conselho de Estado

Costa em silêncio (quase) absoluto, Marcelo ataca

Presidente da República esteve 10 dos 20 minutos que falou a fazer reparos ao Governo. Costa surpreendeu por deixar críticas de Marcelo (e do “grupo dos cinco”) sem resposta.
Noticiário

18h. Já acabou a reunião do Conselho de Estado

Curiosidades na saída dos conselheiros relatadas neste jornal. Confusão nos vouchers para os manuais escolares: pais criticam uma falha de informação e querem reaver dinheiro.
Semáforo Político

Um míssil para matar a mosca no Conselho de Estado

Equiparar as buscas aos partidos às buscas dos escritórios de advogados? "Não há comparação possível". E Bruxelas respondeu "por educação" ao pedido de Costa, como quem diz: "vejam se pegam no PRR".
Noticiário

15h. Conselho de Estado reunido em Belém 

Os 18 conselheiros marcam presença no Palácio de Belém para analisar a situação política, económica e social do país.
Noticiário

7h. PR retoma Conselho de Estado

18 conselheiros de Estado sentam-se à mesa, para um encontro que vai marcar o arranque de um ano que vai ter eleições europeias pelo meio. Ainda neste jornal, o plano de insolvência da Groundforce.
Conselho de Estado

Conselho de Estado conclui análise à situação

A reunião desta terça-feira do Conselho de Estado vai concluir a análise iniciada a 21 de julho. Ficou a faltar "uma eventual" intervenção de António Costa e a intervenção final do Presidente.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora