Chamam-lhe a loja do prazer e vai perceber porquê assim que subir as escadas do edifício número 13 do Largo Rafael Bordalo Pinheiro, em Lisboa. No antigo espaço do H3 Chiado, abriu uma nova loja temporária da Magnum com pleasure makers atrás do balcão, cuja única função é satisfazer o seu paladar. As portas abriram no passado dia 24 de maio e vão continuar assim até outubro para dar a oportunidade de todos criarem o seu próprio gelado, desde a cobertura aos toppings, por 3€.
Esqueça o clássico gelado de nata coberto com chocolate e amêndoas — o favorito dos portugueses e o mais vendido — porque existem cerca de 200 combinações para provar. A personalização começa nos toppings, dos quais pode escolher três diferentes da gama clássica, especial e premium. Há amêndoas caramelizadas com canela, pérolas de chocolate, crocante de amora, pistácio, morango desidratado, merengue e até sementes de papoila. No meio de tantas opções pode sempre pedir para provar se estiver indeciso. Aqui, os seus pedidos são ordens.
De seguida, o processo é simples: os criadores de prazer — como os apelidam — vão mergulhar o gelado de nata na cobertura quente de chocolate branco, chocolate de leite ou chocolate negro. Em segundos, a fina camada vai começar a ficar sólida e serão acrescentados os três toppings assim como um fio de chocolate da cobertura à escolha para finalizar. Uns vão ficar agarrados à cobertura mas, outros, nem tanto. Por isso, a base de papel onde o gelado é servido é fundamental durante todo o processo e, no fim, ainda pode usar o pauzinho para comer todos os toppings que acabaram por cair no suporte.
Brevemente a marca pretende acrescentar os mediáticos Magnum Double de chocolate e manteiga de amendoim à gama de fim de semana. Tal exige um processo mais demorado e dispendioso, uma vez que leva duas coberturas e um recheio, mas nada parece ser impossível para um pleasure maker com formação no que toca à personalização de um gelado. Os clientes nunca chegam a pôr as mãos na massa mas à primeira trinca o sabor fresco do gelado de nata — em comparação com as versões embaladas compradas nos habituais pontos de venda — já compensa.
O conceito já existia em várias cidades de todo o mundo como Nova Iorque, Londres, Paris, Amesterdão, Milão e chega agora a Portugal com um ingrediente exclusivo — pétalas de rosa cristalizadas — e uma peça criada especialmente por Kate Petridi para decorar o espaço. A designer inspirou-se no azulejo do edifício número 13 e desenhou um Magnum gigante com um padrão típico da Baixa de Lisboa. Nos próximos cinco meses, a pop-up store ainda pretende receber momentos musicais para juntar aos momentos de prazer que já fazem fila de espera durante a semana.
Nome: Magnum Lisboa
Morada: Largo Rafael Bordalo Pinheiro, 13 (Chiado), Lisboa
Horário: Segunda à quinta-feira das 12h às 22h; Sexta-feira a domingo das 12h à 00h (até outubro de 2016)
Preço: 3€