A marca coreana prepara-se para tirar outro coelho da cartola ao apresentar Niro, um crossover que se vai posicionar entre a carrinha Cee’d e o SUV Sportage. Visando concorrer directamente com o Toyota Auris Híbrido, que vende cerca de 500 unidades por ano, o Niro oferece a versatilidade de uma carrinha, mas complementa-a com ares de SUV.

Interior-of-kia-niro

Bastante largo e com um espaço interior muito interessante, o crossover vai ter ao seu serviço um motor 1.6 a gasolina com 105 cv, associado a uma unidade eléctrica de 44 cv, que por sua vez é alimentada por uma bateria de polímero de lítio, com uma capacidade de 1,56 kWh e um peso de 33 kg, alojada sob o assento posterior. Sem capacidade plug-in, o Niro usufrui assim de uma potência acumulada de 141 cv e confia a tracção somente às rodas anteriores, através de uma caixa automática de dupla embraiagem. Com um peso de 1425 kg, conseguido à custa da utilização de metais de alta resistência e alumínio, o novo modelo é capaz de atingir 162 km/h, atingir os 100 km/h ao fim de 11,5 segundos e anunciar um consumo médio de apenas 3,8 litros.

Com o objectivo de comercializar cerca de 100 unidades por ano numa primeira fase, o Niro não tem prevista uma versão turbodiesel e deverá iniciar a comercialização entre nós em Outubro, simultaneamente com a também nova carrinha Optima.