Aspirante a fabricante de veículos eléctricos e de condução autónoma, a Faraday Future (FF) foi notícia nos últimos dias, conforme demos conta, por ter recebido autorização das autoridades do estado norte-americano do Michigan para efectuar testes na via pública, com protótipos reais, dos modelos que tem em desenvolvimento. Nomeadamente, os capazes de realizar a hoje tão em voga condução autónoma.

Prova adicional das ambições da “startup” apoiada no bilionário chinês Jia Yueting será, igualmente, o anúncio do reforço dos seus quadros, por via da contratação de Marco Mattiacci, que acaba de ser nomeado pela FF para director comercial e responsável pela marca a nível global. O italiano, durante mais de uma década, desempenhou funções de direcção na Ferrari. Além de ter sido presidente e CEO da Ferrari North America, ajudou a lançar a marca na China e, mais recentemente, foi director da sua equipa de Fórmula 1. Agora tem pela frente um novo desafio na FF.

A cargo de Mattiacci estarão a supervisão da marca, o marketing, a comunicação, a distribuição, as vendas e a experiência do utilizador. A FF confirmou ainda a sua integração nos comités de estratégia, produto, design e recursos humanos, e sublinhou que desempenhará um papel preponderante também no desenvolvimento de produto.