O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, desculpou-se esta segunda-feira perante o seu homólogo Vladimir Putin pelo avião russo abatido em novembro de 2015 e apelou à “retoma das relações entre a Turquia e a Rússia”, anunciou hoje o Kremlin.

“O dirigente turco exprimiu a sua simpatia e sinceras condolências à família do piloto russo morto e desculpou-se”, declarou o porta-voz do Kremlin Dmitri Peskov, acrescentado que Erdogan referiu “pretender fazer o possível para restaurar as relações tradicionalmente amigáveis entre a Turquia e a Rússia”.

Através de um comunicado o Kremlin precisou de seguida ter recebido uma mensagem de Erdogan na qual o Presidente turco indica que Ancara “nunca desejou ou teve a intenção de abater um avião militar russo”.

A mensagem de Recep Tayyip Erdogan assegura que “a Rússia é, para a Turquia, um amigo e um parceiro estratégico”, indica o texto do Kremlin.

“Uma vez mais pretendo exprimir a minha simpatia e as minhas condolências à família do piloto russo, e digo ‘desculpem-nos'”, acrescenta Erdogan, citado pelo comunicado.

Em 24 de novembro de 2015, um bombardeiro russo Su-24 foi abatido pela aviação turca perto da fronteira síria, provocando a morte do piloto, atingido a tiro quando descia de paraquedas após se ter ejetado.

A Turquia afirmou que o aparelho entrou no seu espaço aéreo e que foi advertido “dez vezes em cinco minutos”, enquanto Moscovo assegura que o Su-24 sobrevoava território sírio e não recebeu qualquer aviso quando foi atingido.

O incidente provocou uma crise aguda nas relações entre os dois países, com a Rússia a adotar diversas medidas retaliatórias face a Ancara.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR