Pelo menos 21 pessoas morreram e mais de 15 mil foram deslocadas em vários estados no norte da Índia devido às chuvas torrenciais registadas durante o fim de semana, disseram esta segunda-feira várias fontes oficiais.

O estado mais prejudicado foi o de Madhya Pradesh (centro-norte), com perto de metade do território total a registar inundações, que destruíram casas, cultivos e estradas, disse o diretor-geral da polícia, M.S. Gupta.

De acordo com os últimos dados a que teve acesso 17 pessoas morreram naquele estado desde sexta-feira, acrescentou o responsável.

Gupta explicou que mais de seis mil pessoas foram retiradas de suas casas, quatro mil das quais em operações de socorro devido à situação “precária e de risco” na qual se encontravam.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O número total de pessoas deslocadas eleva-se a 15 mil desde o início da época das monções, em junho.

As autoridades do estado de Bihar (nordeste) registaram três mortos no sábado, indicou a Autoridade de Gestão de Desastres indiana, que também confirmou um morto em Uttar Pradesh (nordeste).

Um porta-voz da Força de Resposta aos Desastres indiana (NDRF, sigla em inglês) disse que em Bihar foram retiradas 6.994 pessoas, 875 em Uttar Pradesh e 1.499 em Assam (leste)

No estado de Rajastão, no noroeste, meia centena de pessoas foi obrigada a deixar as suas casas.

Na Índia, as inundações são frequentes na época das monções, que decorre entre junho e setembro.

Mais de meio milhar de pessoas morreu em toda India desde o início das monções este ano, que atingiram sobretudo o nordeste do país.