Salão de Paris

Infiniti prepara novo rival para Q5, X3 e GLC

O protótipo surgiu pela primeira vez em Pequim, mas foi em Paris que se tornou óbvio que o QX Sport Inspiration Concept vai dar origem ao futuro QX50 da Infiniti. E em breve.

Autor
  • Francisco António

A Infiniti apresentou-se no Salão Automóvel de Paris com o mesmo concept que deu a conhecer em Abril deste ano na China, o Infiniti QX Sport Inspiration Concept. Facto que, à partida, pouco teria de notícia, não fossem as indicações de que, a caminho, poderá mesmo estar um SUV para fazer frente a modelos como o Audi Q5, o BMW X3 ou o Mercedes-Benz GLC.

O futuro SUV compacto da marca de luxo da Nissan promete lutar por um lugar ao sol no cada vez mais competitivo segmento dos SUV de luxo, desde logo e a fazer fé no concept QX Sport Inspiration, através de uma imagem desportiva, mas também diferenciadora. Ambas materializadas numa carroçaria com cerca de 4,60 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,60 m de altura e 2,80 m na distância entre eixos.

O modelo, que segundo o presidente da Infiniti Motor Company, Roland Krueger, poderá chegar aos mercados em 2018, deverá estrear um novo propulsor equipado com turbocompressor de compressão variável (VC-T). Esta tecnologia permite ajustar a amplitude do movimento dos pistões consoante as necessidades do momento e segundo uma taxa de compressão que pode ir dos 8:1 (para uma condução mais desportiva) até aos 14:1 (para um funcionamento mais económico).

“Trata-se de um motor revolucionário na forma como optimiza a eficiência da combustão interna”, acrescenta Krueger, salientando que “esta tecnologia permite desfrutar de uma performance idêntica à de um motor 2,0 litros turbo, mantendo ao mesmo tempo um alto nível de eficiência”.

“Estamos a tentar combinar o melhor de dois mundos, sendo que o motor que daí resultar será utilizado não só no futuro SUV, como também em outros modelos que venham a surgir”, afirmou ainda, em declarações reproduzidas pela CarAdvice, o presidente da Infiniti.

No entanto e apesar da inovação protagonizada por este motor, não é expectável que esta seja a única motorização disponibilizada, uma vez que a marca introduziu recentemente um novo seis cilindros 3,0 litros twin-turbo nas gamas Q60 e Q50. Tudo apontando para que venha a estar igualmente disponível na versão de produção do QX50.

Comparador de carros novos

Compare até quatro, de entre todos os carros disponíveis no mercado, lado a lado.

Comparador de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)