Recentemente criado pelo Grupo VW, o Conselho de Sustentabilidade do conglomerado germânico, composto por personalidades de diversos países – entre investigadores, académicos, cientistas e políticos – realizou a sua primeira reunião. A oportunidade foi, desde logo, aproveitada para eleger Georg Kell, director executivo do Pacto Global da Organização das Nações Unidas, como seu presidente. Mas não só.

Do encontro resultou, ainda, que o novo organismo consultivo do Grupo VW terá como uma das suas principais preocupações, para 2017, os desafios apresentados pela poluição resultante das emissões de CO2 a nível global, assim como a nova legislação que está a ser preparada neste domínio para depois de 2025.

Ao mesmo tempo, foi anunciado que o Grupo VW disponibilizou 20 milhões de euros para que o conselho possa financiar os seus próprios projectos nos primeiros dois anos de actividade.

DB2016AL01558_large

O recém-criado Conselho de Sustentabilidade fará o aconselhamento do Grupo VW em matérias centrais para o futuro da indústria automóvel

Com a prerrogativa de poder actuar por iniciativa própria, o Conselho de Sustentabilidade terá por missão aconselhar a administração do Grupo VW em matérias como a ética e a integridade empresariais, bem como em temas centrais para o futuro da indústria automóvel – como seja a tão propalada transformação dos construtores em fornecedores de serviços de mobilidade, ou a alteração do paradigma tecnológico que representará a substituição dos motores de combustão pelos motores eléctricos. Não esquecendo o equilíbrio entre a rentabilidade, as condições de trabalho e a protecção ambiental.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para alcançar este desiderato, o Conselho de Sustentabilidade interagirá não só com os membros do Conselho Superior do Grupo VW, mas também com outras estruturas, directivas e não só, da empresa e das marcas que a compõem. Espera-se que a sua independência possa contribuir para promover a responsabilidade social e a integridade do grupo, o diálogo com os accionistas e o desenvolvimento sustentável do negócio.