Começa esta quinta-feira mais uma edição da Comic Con Portugal, o maior evento em solo português dedicado à cultura pop. Como nos dois anos anteriores, a convenção irá decorrer no recinto da Exponor, em Matosinhos, mas com uma novidade: em vez de três dias, terá quatro para que os visitantes possam aproveitar ao máximo o que a Comic Con (e o feriado) tem para oferecer.

O programa é extenso, mas a organização promete que este ano a Comic Con Portugal terá mais e melhor banda desenhada, mais videojogos e mais lojas para os amantes da cultura pop. Para que saiba o que fazer ao seu tempo durante os quatro dias do evento, reunimos algumas das iniciativas que vão animar a Exponor durante este fim de semana (os horários completos podem ser consultados aqui).

Os bilhetes podem ser adquiridos através da Bilheteira Online ou na Exponor. Mas atenção: a partir de amanhã, quinta-feira, os preços serão mais elevados — os bilhetes diários passarão a custar entre 23,50 (para quinta e sexta-feira) e 25 euros (para sábado e domingo) e o “Passe Weekend”, para os últimos dois dias, 49 euros.

O “Passe VIP”, que dá acesso aos quatro dias da convenção, passará a ter um custo de 85 euros. Este último tem edição limitada e, de acordo com o site da Comic Con Portugal, já só há dois disponíveis. Todos os bilhetes dão acesso a todos os pavilhões e atividades, à excessão dos Meet & Greet.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Conhecer estrelas do cinema e da televisão (e colecionar autógrafos)

O momento alto da Comic Con são os painéis. Antes de subir ao palco uma das estrelas de cinema ou televisão convidadas, o anfiteatro da Exponor enche-se de fãs ansiosos. O espaço é limitado, por isso recomenda-se que chegue cedo (e alguns dos lugares são reservados aos bilhetes VIP). A fila para os autógrafos também costuma ser longa (e aparentemente interminável). Por isso, prepare-se.

Um dos grandes nomes da Comic Con deste ano é a atriz Cobie Smulders. Conhecida por interpretar Robin na famosa série de televisão How I Met Your Mother, Smulders entrou mais recentemente em The Avengers: Age of Ultron (2015), onde fez de Maria Hill, personagem que voltou a encarnar na série da Marvel Agents Of S.H.I.E.L.D. e (dizem os rumores) no filme Avengers: Infinity War, com estreia marcada para 2018.

A atriz interpretou ainda o papel de Susan Turner ao lado de Tom Cruise na sequela de 2016 de Jack Reacher, que chegou aos cinemas no final do passado mês de outubro. Cobie Smulders também fez parte do elenco do drama da ABC Veritas e da aclamada série The L Word.

A atriz vai participar em várias iniciativas ao longo do dia 9 de novembro: primeiro, às 16h15, vai estar no Hall of Fame para uma sessão de autógrafos (voltamos a lembrar: não se esqueça de marcar o seu lugar bem cedo), e depois, às 17h30, vai passar pela Photo Booth para tirar fotografias com alguns fãs. Ao final do dia, às 19h, ocupará um lugar no Auditório A para um Q&A dedicado a How I Met Your Mother, durante o qual irá responder a perguntas colocadas pelo público.

No dia seguinte, estará disponível para perguntas dedicadas ao universo dos The Avengers também no Auditório A, às 18h. O Meet & Greet está marcado para esse dia, às 15h. Os fãs poderão participar no encontro mediante a compra de um bilhete específico na bilheteira da Exponor.

BEIJING, CHINA - OCTOBER 11: Cobie Smulders visits the Forbidden City during the promotional tour of the Paramount Pictures title "Jack Reacher: Never Go Back", on October 11, 2016 in Beijing, China. (Photo by Emmanuel Wong/Getty Images for Paramount Pictures)

Cobie Smulders ficou conhecida por entrar na série “How I Met Your Mother” (Emmanuel Wong/Getty Images for Paramount Pictures)

Do mundo do pequeno ecrã virão também Kevin Sussman e Lennie James. O primeiro ficou famoso por interpretar o papel do geek Stuart na série A Teoria do Big Bang, tendo também participado em Betty Feia, e o segundo pelo de Morgan Jones em The Walking Dead. James recebeu também grandes elogios pelas suas participações em Jericho, série pioneira da CBS onde interpretou Robert Hawkins, e em Hung, da HBO.

Kevin Sussman estará na Comic Con nos dias 10 e 11 de dezembro para duas sessões de autógrafos, dois Q&A dedicados à Teoria do Big Bang e um Meet & Greet. Lennie James, por outro lado, passará pelo evento nos dias 9 e 11 de dezembro para dois painéis de Walking Dead, sessões de autógrafos, fotografias e um Meet & Greet no dia 11, às 17h15.

Um dos nomes fortes do cinema é Zach Galligan. É muito provável que o nome não lhe diga nada, mas Gallihan foi o protagonista do sucesso dos anos 80 Gremlins, produzido em 1984 por Steven Spielberg. O ator, nascido em Nova Iorque, entrou também na sequela Gremlins 2: The New Batch, onde voltou a interpretar a personagem de Billy Peltzer, dono do adorável Gizmo.

O primeiro filme dos “Gremlins” saiu em 1984. A sequela é de 1990

Apesar de ter desaparecido das grandes produções cinematográficas, Galligan entrou em 67 filmes e séries ao longo da sua carreira. Na Comic Con Portugal, participará num Q&A dedicado aos Gremlins, às 16h do dia 9 de dezembro, no Auditório A. O primeiro filme será exibido depois do painel, às 17h30, no Auditório B.

Recordar Harry Potter (e chorar um bocadinho de emoção)

Na edição de 2016 da Comic Con, Harry Potter terá lugar de destaque. No ano em que saiu mais um livro dedicado às aventuras do famoso feiticeiro, agora adulto e pai de três filhos, a organização do evento decidiu trazer até Portugal os atores Jason Isaacs e Katie Leung, que integraram o elenco da adaptação cinematográfica da saga de J.K. Rowling para participarem num painel especial chamado “Remember Harry Potter”.

Jason Isaacs, ator inglês que interpreta o papel de Lucius Malfoy, pai de Draco, nos filmes de Harry Potter, foi a primeira confirmação de cinema deste ano. Além de Harry Potter, o ator entrou ainda nos filmes como O Patriota, com Mel Gibson, Fúria e deu voz a filmes de animação como Carros 2. O ator emprestou ainda a voz a personagens de séries de animação, como Star Wars Rebels, e até a jogos de computador, como foi o caso de Castlevania: Lords of Shadow 2.

Isaacs estará na Comic Con nos dias 10 e 11 de dezembro para participar nas duas sessões do painel “Remember Harry Potter”, que contarão com a presença de Katie Leung, que ficou conhecida por interpretar o papel de Cho Chang, namorada de Cedric Diggory.

BERLIN, GERMANY - FEBRUARY 09: Jason Isaacs attends the 'Things People Do' press conference during 64th Berlinale International Film Festival at Grand Hyatt Hotel on February 9, 2014 in Berlin, Germany. (Photo by Andreas Rentz/Getty Images)

Jason Isaacs interpretou o papel de Lucius Malfoy nos filmes de “Harry Potter” (Andreas Rentz/Getty Images)

Confirmado para a edição deste ano da Comic Con Portugal estava também David Bradley, ator que interpreta o papel do encarregado Argus Filch nos filmes de Harry Potter e de Walder Frey na Guerra dos Tronos. O cancelamento da passagem de Bradley pela Exponor foi anunciado no início desta semana.

Conhecer autores de banda desenhada (portugueses e estrangeiros)

Como é costume, pela edição deste ano da Comic Con também passarão vários autores de banda desenhada — portugueses e não só. A lista é extensa, mas entre os artistas internacionais destacam-se nomes como Brian Michael Bendis, autor galardoado e um dos mais bem sucedidos. O norte-americano colabora regularmente com o ilustrador búlgaro Alexander Maleev, conhecido pelo seu trabalho na série Daredevil, da Marvel, que também passará pela Comic Con Portugal.

Além destes dois, a área de banda desenhada vai também receber o croata Esad Ribic, com uma longa ligação à Marvel (e a séries como Silver Surfer e Wolverine), Chris Claremont (X-Men e Wolverine) e Achdé, artista francês responsável por retomar a saga Lucky Luke após o desaparecimento do seu criador, Morris. E muitos, muitos outros. Achdé vai estar presente nos quatro dias da convenção.

ilustrador, jorge coelho, arte,

O ilustrador Jorge Coelho foi um dos vencedores da edição deste ano dos prémios da Amadora BD (LARA SOARES SILVA/OBSERVADOR)

Do lado dos portugueses, a Comic Con vai voltar a receber André Lima Araújo, que também trabalha para a Marvel. E por falar na editora norte-americana, Jorge Coelho também foi convidado para participar na edição deste ano do evento português. O ilustrador venceu recentemente o Prémio de Melhor Álbum em Língua Estrangeira da Amadora BD 2016 com a banda desenhada Sleepy Hollow.

Entre os portugueses estará também Filipe Melo, co-autor de As Aventuras de Dog Mendonça e Pizza Boy e Os Vampiros, livros ilustrados pelo argentino Juan Cavia. Miguel Mendonça, que ilustou vários números de Wonder Woman e Teen Titans, também marcará presença.

Todos os convidados (argumentistas, ilustradores e coloristas) participarão em painéis distribuídos pelos quatro dias do evento. Uma novidade será o lançamento de um livro de banda desenhada — Hoje Aconteceu-me Uma Coisa Brutal, de Daniel Estorach, Julien Lopez e El Torres.

Apanhar (todos os) Pokemóns

A febre dos Pokémons apanhou toda a gente, até a Comic Con. A edição deste ano contará com a presença de Shigeru Ohmori e Junichi Masuda, criadores do jogo Pokémon, nos dias 9 e 10 de dezembro. Os japoneses participarão em dois Q&A, um em cada dia, dedicado ao videojogo, um dos mais populares no mundo inteiro, e numa sessão de autógrafos.

Junichi Masuda está envolvido com a marca Pokémon desde a criação do primeiro jogo, na década de 1990. Atualmente, é responsável pela produção de todos os jogos do estúdio japonês GAME FREAK e é a principal força de criação por trás de todos os Pokémons. Foi ele que produziu os videojogos Pokémon Sun e Pokémon Moon lançados em Portugal a 23 de novembro.

Shigeru Ohmori começou a trabalhar no GAME FREAK em 2001, tendo sido responsável pelo design e mapas da série Pokémon desde então. Foi também Ohmori que desempenhou as funções de Diretor nos videojogos Pokémon Omega Ruby, Alpha Sapphire, Sun e Moon.

Passear pela Exponor com Darth Vader

Há uma personagem que faz sempre questão de marcar presença na Comic Con: Darth Vader. O sith lord costuma passear pelos corredores da Exponor acompanhado por outras personagens do universo Star Wars e este ano não será exceção. A Marcha Imperial, um cortejo realizado pela 501st Legion (uma organização mundial de réplicas de personagens da Guerra das Estrelas) portuguesa ao som da Imperial March, vai voltar a fazer as delícias dos fãs. Junte-se a eles.

A 501st Legion portuguesa tem marcado presença na Comic Con Portugal desde a primeira edição (HUGO AMARAL/OBSERVADOR)

Vestir-se a rigor e participar no concurso de Cosplay

A Comic Con não seria a Comic Con sem o concurso Heróis do Cosplay”, durante o qual será possível assistir e participar em caracterizações realizadas por fãs, que incluem recriações de personagens de filmes, televisão, banda desenhada, anime, videojogos ou criações originais.

O concurso irá decorrer no Auditório B a partir das 18h. As regras de participação podem ser consultadas aqui (e as de adereços aqui).