Pedro Rebelo de Sousa, irmão do Presidente da República, vai entrar na administração do Haitong Bank, a instituição chinesa que comprou o Banco Espírito Santo de Investimentos (BESI), de acordo com o jornal i. Segundo a publicação, a entrada de Rebelo de Sousa foi anunciada numa reunião do conselho de administração do Haitong, realizada na passada sexta-feira.

Contactado pelo Observador, Pedro Rebelo de Sousa confirma que vai ser administrador não executivo do antigo BESI, mantendo a sua atividade como advogado, sócio da sociedade SRS Legal (Rebelo de Sousa e Associados). O advogado também foi administrador não executivo da Caixa Geral de Depósitos entre 2011 e 2013. Rebelo de Sousa demitiu-se do cargo antes do final do mandato, alegadamente por discordar da estratégia do anterior Governo para banco do Estado.

A composição da administração da Haitong está a mudar, depois do anúncio da saída de José Maria Ricciardi. O i acrescenta que o facto de Pedro Rebelo de Sousa ser irmão do presidente foi um elemento valorizado pelos acionistas chineses na sua escolha, no entanto o advogado tem experiência em cargos no setor bancário. Para além da Caixa Geral de Depósitos, o advogado foi administrador não executivo do banco italiano Intesa.

José Maria Ricciardi anunciou a sua saída de presidente executivo na semana passada no final do mandato. Em comunicado, o Haitong esclarece que Ricciardi pediu para sair, tendo manifestado a intenção de continuar a cooperar com a instituição. O banco foi ainda informado de que o gestor pretende desenvolver atividades profissionais de índole diferente das atuais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O banqueiro que esteve ligado à construção do BESI, um dos principais bancos de investimento em Portugal, e foi também o protagonista da venda ao Haitong depois da queda do maior acionista, o Banco Espírito Santo.

A gestão do banco será assegurada pela atual comissão executiva sob a responsabilidade do presidente do Haitong, Hiroki Miyazato, até à nomeação de um novo presidente executivo.

Atualizado com a confirmação de Pedro Rebelo de Sousa.