455kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

José Maria Ricciardi

Caso BES

Ricciardi ouvido três horas e a apontar a Salgado

O antigo presidente do Banco Espírito Santo Investimento (BESI), José Maria Ricciardi, foi ouvido ao longo de três horas e manteve o dedo apontado ao primo Ricardo Salgado pelo colapso do BES.
Banco Espírito Santo

Morreu o "comandante" Ricciardi, aos 102 anos

António Ricciardi liderou um dos cinco ramos da família Espírito Santo e foi presidente do Conselho Superior do Grupo Espírito Santo. Morreu esta quinta-feira em Cascais.
Banco Espírito Santo

José Maria Ricciardi quer criar um "banco novo"

O ex-administrador do BES admite que é uma tarefa difícil criar uma instituição do zero, mas mantém o desejo de deixar um legado à família. E não sabe se o banco terá o nome Espírito Santo.
BES

Ricciardi tenta ilibar-se na insolvência do BES

Antigo gestor do BESI lembra que foi ilibado no processo-crime relativo ao universo GES para argumentar que não teve culpas na insolvência. MP e comissão liquidatária não estão convencidos.
Caso BES

"Nada tenho a ver com movimentos da minha família"

Ex-presidente do BES refuta qualquer participação em movimentos financeiros da sua família meses antes da queda do BES. Revista Sábado noticiou o seu envolvimento nessas transferências.
José Maria Ricciardi

Ricciardi: "Vou tentar erguer um banco novo"

Depois de ter sido ilibado na fase de inquérito no caso BES, o ex-presidente do BES Investimento diz agora que quer "recuperar o nome Espírito Santo" e que irá "tentar erguer um banco novo".
EDP

Ricciardi. "Sócrates não lida bem com a verdade"

O banqueiro disponibiliza-se para prestar testemunho num eventual julgamento de Sócrates na Operação Marquês. "Confirmarei sob juramento tudo o que consta" no depoimento revelado pelo Observador.
EDP

Sócrates desmente "vigorosamente" Ricciardi

Ex-primeiro-ministro reage a declarações do banqueiro nos autos do caso EDP avançadas pelo Observador e diz que "começa a ser particularmente obsceno a troca de favores entre MP e Ricciardi."
EDP

"Posição do BES na EDP foi um pedido de Sócrates"

José Maria Ricciardi foi ouvido no caso EDP e disse que Salgado influenciou a escolha de Mexia. Mais: o BES só adquiriu uma posição na EDP a pedido de Sócrates. E ainda comprometeu Manuel Pinho.
Sporting

Ricciardi: "Poderei ser o presente do Sporting"

Em dois vídeos nas redes sociais, José Maria Ricciardi voltou a mostrar-se disponível para ser candidato à presidência do Sporting em cenário de eleições antecipadas. "Vamos erguer o Sporting", disse.
Sporting

Ricciardi não reconhece credibilidade a Varandas

José Maria Ricciardi diz que o Sporting se encontra "em situação de pré-falência" e que não encontra "qualquer capacidade na nova direção para resolver este problema".
Sporting

Madeira Rodrigues desiste a favor de Ricciardi

Os dois candidatos negociaram um acordo durante a madrugada para irem a votos em conjunto no dia 8, mas Ricciardi não terá aceitado e a solução encontrada passou pela desistência de Madeira Rodrigues.
José Maria Ricciardi

Contas de Ricciardi no Haitong foram corrigidas

A Deloitte reviu as contas do Haitong de 2015 para incluir imparidades que ainda não estavam contabilizadas. Ricciardi, que era o presidente na altura, explica que foi devido ao novo modelo de gestão.
Sporting

"Não fazemos grupinhos nem coisas de pastelaria"

José Maria Ricciardi foi o quinto candidato a entregar as listas a sufrágio nas eleições do Sporting, contando com dois ex-elementos da Comissão de Gestão e um antigo vogal de Bruno de Carvalho.
Sporting

"Estou-me nas tintas que me achem um croquete"

A entrevista de Ricciardi em 4 pontos, onde afirmou que "Os dois últimos campeões [pelo Sporting] foram dois croquetes [José Roquette e António Dias da Cunha]" e pediu paz para o futebol português.
Atualidade

As críticas que incomodaram Bruno de Carvalho

Os comentários sobre o Sporting vão de "uma situação gravíssima" a uma falta de maturidade. Bruno de Carvalho não gostou e diz que os vai processar. Afinal, o que disseram as pessoas que o criticaram?
Sporting

As oito frases com que Ricciardi agitou o Sporting

José Maria Ricciardi deu uma entrevista à SIC Notícias onde pediu a demissão de Bruno de Carvalho e não negou a hipótese de ser candidato. Estas são as 8 frases chave do ex-membro do Conselho Leonino.
Sporting

Ricciardi: "Demito-me e retiro o meu apoio"

Banqueiro anunciou saída dos órgãos sociais do clube e retirada de apoio ao atual presidente do Sporting. "Deixam de estar reunidas as condições para me manter", disse ao Record.
Operação Marquês

Ricciardi depõe contra Salgado e Sócrates

O ex-líder do BESI afirmou nos autos da Operação Marquês que Ricardo Salgado indicou Manuel Pinho para ministro da Economia do Governo de José Sócrates. Ambos reuniam-se com frequência e cautela.
Sporting

Ricciardi diz que não teve reunião com Jorge Jesus

José Maria Ricciardi esteve, de facto, com Jorge Jesus no hotel Ritz esta tarde. Mas, como diz ao Observador, foi por acaso: "Defendo a sua continuidade mas não estou mandatado para tratar desse tema"
Operação Marquês

Ricciardi foi ouvido na Operação Marquês

O ex-banqueiro e primo de Ricardo Salgado esteve no DCIAP em Fevereiro, num depoimento que terá demorado alguns dias. Testemunho decorreu no âmbito da Operação que envolve Sócrates e Salgado.
José Maria Ricciardi

Ou entra capital na banca ou há segundo resgate

Presidente do Haitong Bank, José Maria Ricciardi, diz que toda a banca precisa de capital. E sem mais capital não pode existir, por exemplo, uma fusão entre o BCP e o Novo Banco.
José Maria Ricciardi

Estabilidade é importante para vender Novo Banco

O ex-presidente do BES Investimento deixa avisos ao Governo de António Costa. Sem estabilidade, não há investimento estrangeiro.
Caso BES

Idoneidade de Ricciardi só se põe a partir de 2016

Reavaliação só se verificará no caso de alguma condenação no Banco de Portugal. Regulador entende que responsabilidades são claramente diferentes da dupla Ricardo Salgado/Amílcar Morais Pires.
Crise no GES

Ricciardi. Advogado ataca Banco de Portugal

Advogado Pedro Reis diz que o Banco de Portugal está a fazer "gestão política" do caso e está a "arvorar-se em acusador e justiceiro". E que "esconde que tinha ao seu alcance" afastar Salgado em 2013.
Crise no GES

BdP. Ricciardi entre ex-gestores do GES acusados

Novo processo de contra-ordenação do Banco de Portugal, relacionado com o BESA, visa Salgado, Morais Pires, entre vários outros ex-gestores do GES.
Caso BES

Ministério Público interrogou António Ricciardi

Ex-'chairman' da Espírito Santo International teve de prestar declarações sobre a dívida da instituição, noticia o Económico. Autoridades querem apurar responsabilidades pela manipulação das contas.
Caso PT

Caso PT. Gravações secretas aceites como prova

Decisão inédita da Relação de Lisboa sobre DVD secretos no caso PT/GES abre espaço para junção das gravações do Conselho Superior do Grupo Espírito Santo aos processos do caso BES.
Crise no GES

Ricciardi compara Salgado a Sócrates

Advogado de José Maria Ricciardi considera que a tese de defesa de Ricardo Salgado aposta na transformação de uma conduta criminal num processo de perseguição política.
Papel Comercial GES

Ricciardi não agiu com "cuidado que era exigível"

José Maria Ricciardi sabia da colocação do papel comercial da ESI junto dos clientes do BES. Mas não agiu com "a diligência e o cuidado que lhe eram exigíveis". O banqueiro contesta.
Comissão de Inquérito BES

Salgado regressa. Banca, mentiras e gravações

Quantas vezes foi a versão de Ricardo Salgado contrariada ou desmentida? 39 audições e milhares de páginas, cartas e respostas depois, o ex-presidente do BES responde. 10 dúvidas essenciais.
Comissão de Inquérito BES

Ricciardi revelou a Passos incómodo sobre BES/GES

O primeiro-ministro revela que teve "conversas informais" com José Maria Ricciardi. O presidente do BESI mostrou a sua "incomodidade" quanto a desenvolvimentos sobre a situação do BES e do GES
Economia

BESI multado pelo regulador do mercado britânico

Unidade britânica do BESI deverá ser esta terça-feira alvo de uma multa pela Financial Conduct Authority, noticia o The Wall Street Journal. Banco terá cometido "transgressão técnica".
Crise no GES

Ricciardi acusa Morais Pires de "camuflar" culpas

José Maria Ricciardi diz que Morais Pires quer "camuflar a sua eventual responsabilidade com afirmações conclusivas" contra o ex-administrador do BES.
Comissão de Inquérito BES

Salgado vs Ricciardi. As pontas que ficaram soltas

Segundo Ricardo Saldado, o BES caiu porque não houve vontade para salvar o grupo. Segundo José Maria Ricciardi, se se tivesse deixado cair logo o grupo teria sido possível salvar o BES.
Comissão de Inquérito BES

BES devia ter recorrido ao dinheiro do Estado

José Maria Ricciardi, presidente do Banco Espírito Santo de Investimento, respondeu na comissão de inquérito ao BES. Banqueiro afirmou que o BES devia ter recorrido à ajuda do Estado.
Crise no GES

Carta: Ricciardi acusa Salgado do fim do BES

No dia em que Salgado e Ricciardi vão ao Parlamento, o DN e a TSF noticiam uma carta enviada por este último ao Banco de Portugal, onde se isenta de responsabilidades pela crise no BES.
Comissão de Inquérito BES

Protocolo Ricciardi. Razões para afastar Salgado

Há um ano José Maria Ricciardi tentou o apoio da família para provocar mexidas no BES. Protocolo denunciou operações e questões judiciais que envolviam Salgado. Tentativa de "golpe de Estado" falhou.
Comissão de Inquérito BES

Atas enviadas por Ricciardi são anteriores à crise

José Maria Ricciardi enviou à comissão de inquérito ao BES as atas das reuniões do Conselho de Supervisão do GES realizadas entre 2003 e setembro de 2013, antes de rebentar a crise no grupo.
Novo Banco

Ricciardi fica à frente do BESI vendido a chineses

Eduardo Stock da Cunha diz que "não está nada fechado" mas a imprensa dá como concluído o acordo para a venda do BESI aos chineses da Haitong, por 400 milhões de euros. Ricciardi fica na liderança.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.