Pessoas

BMW ao estilo Skoda? Marca alemã contrata Kaban

O designer eslovaco Jozef Kaban, autor da estética exterior do Bugatti Veyron, entre outros modelos, está de malas aviadas para a BMW, passando a ser o responsável pelo estilo da marca germânica.

Autor
  • Francisco António

Actualmente com 44 anos, o designer eslovaco Jozef Kaban decidiu mudar de ares, abandonando o papel central que detinha numa das marcas do Grupo Volkswagen, a Skoda, para mudar-se de armas e bagagens para a BMW – onde precisamente o design tem sido, muitas vezes, apontado como um dos aspectos mais conservadores nos modelos da marca da hélice.

O até aqui designer-chefe da marca checa, responsável inclusive pelo último facelift do Octavia – que alguns já consideraram “controverso” –, segue para a marca de Munique com a responsabilidade de desenhar os futuros modelos do fabricante alemão, mas não terá carta-branca para provocar revoluções. Pelo contrário, o eslovaco foi admitido para substituir Karim Habib, que está de saída da companhia, mas ficará a trabalhar sob as ordens de Adrian van Hooydonk, que continua a ser o responsável máximo pelo design no construtor.

O ingresso de Jozef Kaban – autor, entre outros modelos, da estética exterior do incontornável Bugatti Veyron, mas também do VW Lupo e do Seat Arosa – não é a única alteração no recém-reestruturado departamento de estilo da BMW, uma vez que a marca anunciou igualmente a nomeação de Domagoj Dukec, até aqui responsável pelo design de alguns componentes exteriores para os modelos da BMW e da submarca ‘i’, como chefe da equipa de design dos futuros modelos ‘i’ e ‘M’.

Falando sobre as alterações, o big boss do design da marca bávara, Adrian van Hooydonk, mostrou-se muito esperançado com estas alterações. “Tanto Jozef Kaban como Domagoj Dukec trazem consigo a experiência, talento e visão que nós necessitamos em termos de futuro do design da marca”, referiu.

Por conhecer está ainda a posição oficial da Skoda, relativamente à saída de Kaban. Isto numa altura em que a marca checa se apresta a dar a conhecer os facelifts do Citigo e do Rapid, assim como a nova geração do Yeti – três modelos cujas actualizações saíram ainda do lápis do designer eslovaco.

Quanto a Habib, cujo futuro fora da BMW permanece uma incógnita, deverá continuar a ver a sua marca em modelos como o futuro SUV topo de gama X7, no substituto do Z4 ou, até mesmo, no já antecipado sucessor do Série 6.

Comparador de carros novos

Compare até quatro, de entre todos os carros disponíveis no mercado, lado a lado.

Comparador de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)