Desde que tomou posse como Presidente, faz um ano esta quinta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa apareceu todos os dias os órgãos de comunicação social. Segundo um estudo da Cision, empresa especializada na análise e monitorização dos media, o atual Presidente teve direito a referência em 118.247 notícias no último ano. Só na televisão, Marcelo teve direito a 1.060 horas de emissão, o que representa mais de 44 dias. A rádio foi menos generosa com Marcelo, dedicou-lhe “apenas” 208 horas.

A presença de Marcelo Rebelo de Sousa ainda foi mais forte na imprensa, onde foi mencionado em mais de 18 mil artigos. Segundo a Cision, a exposição mediática do Presidente é “avassaladora” e não houve um único dia em que Marcelo não tenha aparecido nas notícias televisão, rádio, imprensa e também na Internet, onde foram publicadas 52.280 artigos informativos que mencionaram o seu nome.

A televisão deu folga ao Presidente durante apenas sete dias, enquanto na rádio, Marcelo esteve ausente 37 dias. ação ao sucessor de Cavaco Silva na Presidência da República. A força mediática do atual chefe de Estado foi ainda visível fora de Portugal, onde o levantamento da Cision detetou quase 20 mil artigos que o referiam.

E em comparação com Cavaco Silva? A Cision comparou os primeiros anos do atual Presidente e com o segundo de mandato de Cavaco Silva (iniciado em março de 2011) e concluiu que Marcelo teve o dobro da presença televisiva do seu antecessor. A diferença é menor na imprensa e nos meios online.

O estudo analisou todas as notícias divulgadas no espaço editorial que mencionaram Marcelo Rebelo de Sousa no período que vai desde a sua tomada de posse, a 9 de março de 2016, até ao dia 6 de março deste ano.

O objeto desta análise realizada pela Cision – empresa de serviços e software de pesquisa, monitorização e análise de media – são todas as notícias que referem Marcelo Rebelo de Sousa e que foram divulgadas no espaço editorial português e internacional. O estudo incide sobre o período decorrido entre os dias 9 de Março de 2016, data da tomada de posse de Marcelo Rebelo de Sousa como Presidente da República, e 6 Março de 2017.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR