Militares da GNR, destacados na missão da União Europeia (FRONTEX) na ilha de Samos, Grécia, resgataram esta segunda-feira 14 migrantes, todos de nacionalidade iraniana, no mar Egeu, informou a Guarda Nacional Republicana. Dos 14 migrantes resgatados, sete são crianças e quatro são mulheres.

O resgate dos 14 iranianos – sete crianças, quatro mulheres e três homens – ocorreu durante uma ação de patrulhamento, na qual os militares da GNR receberam a comunicação sobre a existência de um grupo de migrantes, num local de difícil acesso, após terem sido transportados por meio marítimo até um local próximo da costa marítima grega. Segundo a GNR, os migrantes foram reencaminhados para o porto de Pythagoreio a fim de receberem cuidados médicos.

A operação foi realizada por militares da Unidade de Controlo Costeiro (UCC) que estão destacados na missão da Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (FRONTEX) na ilha de Samos, na Grécia.

O principal objetivo da operação da FRONTEX é “prevenir, detetar e fazer cessar ilícitos relacionados com a imigração ilegal, o tráfico de seres humanos e o tráfico de droga, contribuindo para a salvaguarda de vidas humanas no mar”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR