Os adeptos do Borussia de Dortmund e do Mónaco assumiram o protagonismo depois das explosões que, esta terça-feira, atingiram o autocarro onde seguia a equipa alemã para o encontro da Liga dos Campeões dessa noite – um protagonismo marcado pelo apoio, fair play e solidariedade que se seguiu ao incidente.

O mote foi lançado com a ‘hashtag’ #bedforawayfans com a qual os utilizadores das redes sociais anunciaram a sua disponibilidade para acolher nessa noite os adeptos que estavam de visita à cidade alemã para assistir ao encontro. Os alemães abriram as portas das suas casas, reuniram-se à mesa e num ‘hino’ ao futebol deixaram as rivalidades no relvado. E partilharam essa generosidade com o resto do mundo.

O primeiro apelo partiu do próprio clube através do Twitter. O Borussia de Dortmund pedia para que os seus adeptos recebessem os monegascos que se deslocaram até à Alemanha para a assistir à partida que contava para os quartos de final da Liga dos Campeões. A adesão ao pedido superou as expectativas e as fotografias que já circulam são consideradas um verdadeiro ‘hino’ ao futebol.

Foi com este tweet que o clube apelou à entre ajuda entre adeptos. Pode ler-se: “Caros adeptos do Mónaco! Se precisarem de alojamentos em Dortmund, por favor vejam #bedforawayfans”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os adeptos alemães não tardaram a responder ao pedido do clube e há inúmeras fotografias publicadas que registam os momentos de ‘fair play’ entre alemães e monegascos.

A frase “You’ll never walk alone” (‘Nunca caminharás sozinho’), que marca uma música muito associada aos adeptos do Liverpool, ficou agora também ligada ao clube alemão. A mesma expressão já circula nas redes sociais como referência de apoio ao Dortmund. O jornal alemão Bild fez, aliás, dessa frase a contra-capa do jornal desta quarta-feira.

O Mónaco também garantiu uma remuneração de 80 euros aos adeptos que tivessem de se realojar em Dortmund.

Já esta quarta-feira de manhã o Borussia de Dortmund agradeceu toda a onda de solidariedade demonstrada não só pelo seus adeptos como pelo mundo do futebol em geral.

O conta oficial de Twitter do Mónaco também fez questão de marcar o momento com as várias imagens que já correm mundo.

Ainda no estádio, os adeptos do Mónaco reagiram sempre como mesmo fair play e, em conjunto, gritaram “Dortmund!”, numa clara evidência de apoio à equipa que acabara de ser atacada com três explosões a caminho do estádio.

https://twitter.com/theoejames/status/851869524601315328