Pedro Pablo Pichardo. A apresentação no estádio da Luz, com direito a pisar o relvado e tudo, foi com pompa e circunstância, tendo Pichardo a seu lado Fernando Tavares, vice-presidente do Benfica, e Rui Silva, diretor do atletismo do clube. E o caso não é para menos.

Depois de ter visto Nelson Évora reforçar o Sporting no Verão, o Benfica não fez por menos e contratou um dos mais promissores atletas de triplo salto da atualidade: o cubano de 23 anos foi campeão mundial de juniores em 2012 e vice-campeão mundial em 2013 e 2015.

A melhor marca pessoal de Pichardo é 18.08 metros, sendo esta a quarta melhor marca da história do triplo salto. Melhores que Pedro Pablo Pichardo, apenas Jonathan Edwards (18.29 metros), Christian Taylor (18.21 metros) e Kenny Harrison (18.09 metros).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A primeira competição oficial de Pichardo pelo clube deverá ser o Meeting Benfica, a disputar no INATEL a 17 de junho. E o cubano não faz por menos quanto à ambição.

Encontro-me em excelente forma, física e psicológica. Sinto um grande apoio do Clube para voltar a alcançar bons resultados e um dos objetivos é voltar a saltar mais de 18 metros ainda durante este ano. E tentar ser campeão. Foi o que sempre quis. Estou em boas condições e espero integrar-me bem neste novo grupo de atletas. Quero representar o Clube da melhor forma possível”, disse Pedro Pablo Pichardo durante a apresentação.

A apresentação de Pedro Pablo Pichardo na Luz foi uma surpresa esta quarta-feira. Mas a verdade é que o cubano havia desertado no passado dia 15 de abril da concentração da sua seleção, em Estugarda, e esperar-se-ia que acabasse por ser contratado por algum clube europeu — algo que não é novidade entre atletas daquele país.

Pichardo desapareceu sem justificação da concentração quando preparava a participação nos Mundiais de Atletismo (que vão decorrer em Londres entre 5 e 13 de agosto) e está agora impedido de voltar a representar a seleção cubana ou pisar o solo do país nos próximos oito anos.