O Zomato, a aplicação que ajuda a escolher restaurantes, confirmou esta quinta-feira que os endereços de email e palavras-passe de 17 milhões de utilizadores foram roubadas por hackers num ataque informático à empresa. O fundador da empresa, Deepinder Goyal, garantiu contudo já no Twitter que não foram obtidas informações de pagamento ou detalhes sobre os cartões de crédito dos utilizadores.
[Repost] Your credit card info, and your addresses are fully safe and secure. (I still have my card on file on Zomato.)
— Deepinder Goyal (@deepigoyal) May 18, 2017
As vossas informações de pagamento e de morada estão completamente seguras.”
Os protocolos de segurança da aplicação encriptam a password que os utilizadores escolhem, o que torna praticamente impossível que as senhas sejam decifradas. De qualquer das formas, e se tem conta criada no Zomato, a empresa aconselha a que altere a sua palavra-passe, especialmente se utilizar noutros sites.
A empresa adianta que acredita tratar-se de uma violação de segurança interna. “Como precaução, redefinimos as senhas de todos os utilizadores afetados e fizemos log out tanto da aplicação como do site.”
O Zomato tem mais de 120 milhões de utilizadores ativos todos os meses e abrange mais de um milhão de restaurantes em 24 países.