A corrida ao Congresso norte-americano ganhou contornos violentos esta quarta-feira quando o candidato republicano do estado de Montana, Greg Gianforte, agrediu um repórter do jornal The Guardian, Ben Jacobs, na sede de campanha. O repórter de política terá feito uma questão sobre os planos do partido republicano para a saúde e foi empurrado e “esmurrado” pelo candidato. Vários jornalistas testemunharam o acontecimento e foi divulgada uma gravação áudio do momento.

Greg Gianforte preparava-se para uma entrevista com a Fox News quando o jornalista do The Guardian lhe fez uma questão. O político disse ao jornalista para falar com Shane Scanlon, o assessor de imprensa, antes de o empurrar para o chão e o esmurrar, alega o relato da jornalista da Fox News, Alicia Acuna, que estava na sala.

Nesse momento, Gianforte agarrou Jacobs pelo pescoço com as duas mãos e empurrou-o para o chão. Faith, Keith [outros jornalistas no local] e eu assistimos a tudo incrédulos enquanto que Gianforte começou a esmurrar o repórter. À medida que Gianforte se mexia em cima de Jacobs, começou a gritar algo como “Estou enjoado e farto disto!”

O repórter apoiou-se nos joelhos e terá dito algo sobre os seus óculos (que ficaram partidos) e foi então que Gianforte começou a gritar “saia já daqui”, em referência a um outro jornalista do The Guardian, com quem o candidato já teve discussões.

Um comunicado oficial da campanha de Gianforte refere que Jacobs “entrou na sede sem permissão e com agressividade colocou um gravador na cara de Greg e começou a colocar questões provocadoras. Depois de ter pedido ao repórter para baixar o gravador, Jacobs recusou e agarrou o pulso de Greg”. Essa alegada troca de palavras não ficou registada no áudio entretanto divulgado pelo The Guardian.

https://youtu.be/bR1xBbf9diU

Em resposta ao comunicado, a jornalista da Fox News confirma que “nenhum de nós viu Jacobs demonstrar algum tipo de comportamento agressivo para com Gianforte”. O jornalista acabou por prestar declarações às autoridades locais antes de ser transportado de ambulância.

O comunicado oficial é contradito pelo áudio e pelo relato da jornalista da Fox News enquanto que outros jornalistas no local deram conta do acontecimento no Twitter. O áudio divulgado faz referência a uma tentativa passada do The Guardian de questionar o candidato. “Estou enjoado e farto de vocês. O último gajo [do The Guardian] que veio cá fez a mesma coisa. Saia já daqui” ouve-se Gianforte dizer.

“Ele empurrou-me para o chão. Acho que me bateu e gritou umas vezes. Esta é a coisa mais estranha que já me aconteceu em jornalismo”, disse Ben Jacobs poucos minutos depois do incidente. Greg Gianforte ficou apenas referenciado por “mau comportamento e agressão” e terá de ser presente a um juiz antes do fim de junho.