Wolfgang Schäuble

Reino Unido teria “portas abertas” para ficar na UE, diz Schäuble

108

Se o Reino Unido decidir cancelar os planos de sair da União Europeia, "irá, é claro, encontrar portas abertas", afirma Wolfgang Schäuble, ministro das Finanças da Alemanha.

Volker Hartmann

Se o Reino Unido decidir cancelar os planos de sair da União Europeia, “irá, é claro, encontrar portas abertas“, afirma Wolfgang Schäuble, ministro das Finanças da Alemanha.

São os primeiros comentários públicos de Schäuble sobre esta matéria desde as eleições do Reino Unido, na última quinta-feira, em que Theresa May e os conservadores foram castigados com a perda da maioria parlamentar que tinham.

Schäuble sublinha que “cabe ao governo britânico tomar as suas próprias decisões” sobre o Brexit e revelou que teve uma conversa com o seu homólogo britânico, Philip Hammond, na sexta-feira, em que o alemão concluiu que “temos de dar-lhes mais alguns dias” para decidir sobre o que fazer daqui para a frente.

As declarações foram prestadas à Bloomberg, que entrevistou o ministro alemão esta terça-feira. Schäuble disse, sem querer alongar-se nesta questão, que “não seria benéfico” especular sobre se o Reino Unido vai ou não seguir em frente com a intenção de sair da UE.

O governo britânicojádisse que vaiprosseguir com oBrexit. Vemos essa decisão com respeito. Mas caso eles queiramalterar a sua decisão,é claro,iriam encontrar portas abertas”.

Ainda assim, Schäuble considerou que “não é muito provável” que este governo britânico volte atrás na decisão tomada nos últimos meses, após o resultado do referendo de junho de 2016. Um porta-voz da primeira-ministra Theresa May, James Slack, afirmou, contactado pela Bloomberg, que “o povo britânico votou pela saída da União Europeia e iremos cumprir essa vontade”.

ds

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: ecaetano@observador.pt
Crónica

Amorfo da mãe /premium

José Diogo Quintela

O Governo deve também permitir que, no dia seguinte ao trauma que é abandonar a criança no cárcere escolar, o progenitor vá trabalhar acompanhado pelo seu próprio progenitor. Caso precise de colinho.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)