478kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Wolfgang Schäuble

Wolfgang Schäuble

Schäuble e austeridade. "Podia ter sido diferente"

Ex-ministro das Finanças de Merkel, Wolfgang Schäuble, reconhece hoje viver com alguma "tristeza", por ter "tido papel em tudo isso", referindo-se à crise da dívida e à pressão sobre países do sul.
Alemanha

Schäuble afasta ideia de "crise" na Alemanha

O presidente do parlamento alemão pediu aos partidos abertura para compromissos. Wolfgang Schäuble afastou o cenário de uma crise de Estado depois do fracasso das negociações.
Eurogrupo

Eurogrupo despede-se esta segunda de Schäuble

Conclusões da sexta missão pós-programa a Portugal serão um dos assuntos da reunião de hoje dos ministros das Finanças da zona euro, que fica também marcada pela despedida do ministro alemão Schäuble.
Wolfgang Schäuble

Schäuble avisa para risco de nova crise financeira

Wolfgang Schäuble, o ainda ministro das Finanças alemão, disse ao Financial Times que a escalada global da dívida e o excesso da liquidez podem levar a nova crise.
Eleições na Alemanha

Conselheiro de Merkel pode substituir Schauble

Peter Altmaier, chefe de gabinete de Angela Merkel, está apontado como sucessor interino de Schauble na pasta das Finanças na Alemanha, avança Sueddeutsche Zeitung.
Wolfgang Schäuble

Schäuble. As 7 frases marcantes sobre Portugal

O ministro das Finanças alemão vai deixar uma das pastas mais poderosas da União Europeia. Ao longo dos anos, Wolfgang Schäuble falou muito sobre Portugal. Veja as críticas e os elogios.
Wolfgang Schäuble

Schäuble vai trocar finanças por parlamento

O todo poderoso ministro das Finanças alemão está disponível para abandonar o cargo e passar a liderar o parlamento alemão. Saída de Schäuble facilita negociações para formar novo Governo de Merkel.
Wolfgang Schäuble

"Portugal conseguiu progressos impressionantes"

O ministro das Finanças alemão disse ao Expresso que "Portugal conseguiu progressos impressionantes" mas alerta para necessidade de contenção. "É importante que Portugal mantenha esse rumo", avisa.
Wolfgang Schäuble

Reino Unido tem "portas abertas" para ficar na UE

Se o Reino Unido decidir cancelar os planos de sair da União Europeia, "irá, é claro, encontrar portas abertas", afirma Wolfgang Schäuble, ministro das Finanças da Alemanha.
Eurogrupo

O dia em que Varoufakis derrotou Schäuble

Em livro, Yanis Varoufakis conta como Merkel celebrou um acordo com os gregos à revelia do seu ministro das Finanças, Wolfgang Schäuble. O alemão acabou isolado, ao lado de Portugal e de Espanha.
Brexit

Schäuble avisa britânicos que "nada é grátis"

Wolfgang Schäuble avisou os britânicos que "nada é grátis" ao referir-se ao Brexit. O ministro exigiu ainda a Londres que cumpra as suas obrigações financeiras para com a União Europeia.
Wolfgang Schäuble

FMI está cansado de lidar com problemas europeus

Ministro das Finanças da Alemanha defende que a Europa deve fazer resgates sem apoio do FMI, que diz estar cansado de lidar com problemas europeus, e passar essa função para o MEE.
Zona Euro

Reação a Schäuble: Contra factos não há argumentos

Primeiro-ministro responde com dados económicos positivos ao aviso de Schäuble a Portugal, de que se deve certificar que não tem novo resgate. Costa diz que contra factos, não há argumentos.
Wolfgang Schäuble

Ministro alemão Schäuble faz "aviso" a Portugal

"Certifiquem-se de que não precisam de resgate". É este o "aviso" de Wolfgang Schäuble a Portugal, ministro alemão das Finanças que diz que a pressão imposta nos planos de resgate "funcionou bem".
Futuro da Grécia

Grécia à beira de nova crise. Dívida é "explosiva"

Num ano marcado pela incerteza, com eleições pelo menos em França, Alemanha e Holanda, a Grécia parece caminhar para mais um confronto tripartido: Governo de Tsipras, FMI e credores europeus.
Alemanha

Schäuble: "Possível e necessário" descer impostos

Wolfgang Schäuble afirmou que na próxima legislatura "é possível e necessário" iniciar uma descida dos impostos no país e defendeu uma reforma fiscal após as eleições deste ano.
Brexit

Não há Europa 'à la carte' para o Reino Unido

O ministro das Finanças alemão afirmou que o Reino Unido não pode escolher uma saída da União Europeia "à la carte", que lhe permita acesso ao mercado único mas com controlo da imigração.
António Costa

Costa sugere que Schäuble não sabe do que fala

O primeiro-ministro reagiu às críticas feitas pelo ministro das Finanças alemão ao Governo, dizendo só dar atenção ao que dizem os alemães que conhecem Portugal e não se inspiram no preconceito.
Augusto Santos Silva

Governo: palavras de Schäuble são "inamistosas"

Santos Silva considera as declarações do ministro alemão das Finanças sobre um eventual segundo resgate de Portugal são "injustificadas e inamistosas". Queixas já seguiram para Berlim.
Wolfgang Schäuble

Schauble é que é irresponsável?

Segundo os nossos oligarcas, irresponsabilidade é falar dos problemas. Não é insistir em cenários desacreditados, exigir aumentos de despesa, e propor referendos contra as regras europeias.
António Costa

"Os alemães que nos conhecem confiam em Portugal"

O primeiro-ministro português aproveitou uma visita às instalações da Continental (marca alemã) para criticar os especuladores e responder, aparentemente e de forma indireta, a Wolfgang Schäuble.
União Europeia

Segundo resgate? Schäuble até foi moderado

A probabilidade de Portugal ter de pedir um novo apoio financeiro vai subindo a cada dia que passa. Schäuble poderia até ter acrescentado mais argumentos para mostrar os riscos que Portugal enfrenta.
Wolfgang Schäuble

Novo resgate a Portugal. Onde há fumo há fogo?

Ministro alemão recuou nas declarações de que Portugal estava prestes a ter um novo resgate. Mas mostrou claramente que vê Portugal como "pouco resiliente". Que fundo de verdade poderá ter o deslize?
Wolfgang Schäuble

Wolfgang Schäuble. Citações de um homem polémico

O ministro alemão não é conhecido por poupar nas palavras. Esta quarta-feira, quando falava sobre Portugal, fez algo que é raro: disse e recuou. Conheça as ocasiões em que manteve o que disse.
PS

PS: Schauble não faz avisos a Portugal

O porta-voz do PS, João Galamba, recusou que o ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schauble, faça avisos a Portugal ou a qualquer outro país, e desafiou-o a explicar melhor as suas afirmações.
Panama Papers

Schauble propõe plano para lutar contra offshore

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schauble, vai apresentar um plano de 10 pontos que visa lutar contra os paraísos fiscais, destacando-se a criação de uma "lista negra única" desse tipo de destinos financeiros.
Orçamento do Estado

Schäuble fala em "grande preocupação" com Portugal

Ministro das Finanças da Alemanha diz que Portugal ainda não tem uma posição suficientemente "resiliente" nos mercados, pelo que "deve fazer tudo o que possível" para acalmar os mercados.
Futuro da Grécia

Tsipras e Schäuble em Davos. Não faltou "dinamite"

Primeiro-ministro grego e ministro das Finanças da Alemanha participaram num painel de debate em Davos. Humor ajudou a aliviar tensão do encontro, depois do confronto sobre o FMI.
Banca

Garantia de depósitos comum só com novo Tratado

Ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble, critica "provocação" de Vítor Constâncio. BCE deve limitar-se ao seu papel de banco central e não dar palpites sobre a integração financeira, diz.
Governo

Schauble. Cumprimentos só após contas confirmadas

O ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schauble, espera retribuir os cumprimentos ao novo governo português quando se confirmarem as garantias das contas por parte de Mário Centeno.
Wolfgang Schäuble

"Confiante que Portugal manterá rumo de sucesso"

Ministro das Finanças da Alemanha falou aos jornalistas em Bruxelas, à entrada para uma reunião do Eurogrupo que não deverá desbloquear ajuda financeira para a Grécia.
União Bancária

Alemanha não quer garantia de depósitos europeia

Berlim quer maiores salvaguardas antes de avançar para a terceira "perna" da União Bancária, o sistema de garantia de depósitos bancários à escala europeia.
Futuro da Grécia

Alemanha não quer pressas e pede novo empréstimo

Tsipras insiste que negociações estão na "reta final" – e recebeu ontem apoio de Hollande – mas o governo alemão não acredita que será possível um acordo para o terceiro resgate antes de 20 de agosto.
Futuro da Grécia

França. Schäuble erra ao sugerir saída temporária

O ministro das Finanças francês, Michel Sapin afirmou esta segunda-feira que Schäuble estava "errado" e a ir contra a "vontade" europeia, ao ter sugerido a saída temporária da Grécia da zona euro.
Comissão Europeia

Bruxelas responde a Schauble

A Comissão Europeia citou os Tratados da UE quanto à abrangência das suas competências como reação à alegada intenção do ministro das Finanças alemão de retirar poderes à instituição liderada por Juncker.
Economia

Berlim e Roma: mais união política. E um imposto?

Alemanha admite criar um "imposto europeu", a ser gerido por um ministro das Finanças europeu. Itália diz que a união política é a única forma de salvar o euro. França quer liderar "nova Europa".
Futuro da Grécia

Grexit. Ideia foi de Schaeuble e não da Alemanha

O vice-chanceler alemão criticou ideia defendida por Schaeuble de uma saída temporária da Grécia do euro. Sigmar Gabriel assegura que esta não foi uma sugestão da Alemanha.
Futuro da Grécia

Se fosse grego também me sentia humilhado. Mesmo.

É preciso ir contra a corrente e gritar: a melhor proposta para os gregos e para a Europa foi a que Schäuble levou ao Eurogrupo. Acabava com a farsa e as ilusões e não fazia da Grécia um protectorado.
Futuro da Grécia

"O nosso sucesso seria um pesadelo" para Portugal

Varoufakis deu uma entrevista à britânica NewStatesman em que diz que, caso o Syriza tivesse conseguido "milagres" como um perdão de dívida, governos como os de Portugal seriam "obliterados".
Futuro da Grécia

Alemanha não defendeu, mas falou de moeda paralela

Wolfgang Schäuble admitiu que a Grécia poderá necessitar de uma moeda paralela se não houver progressos nas negociações com os credores. Quem o diz são fontes próximas do ministro alemão.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.